A praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, ficou agitada na manhã deste sábado, 8, com a abertura da Segunda Etapa do Campeonato Master de Vôlei de Praia nas modalidades feminino (trio) e masculino (dupla). O primeiro dia de competição contou com as partidas de dez equipes femininas. Neste domingo, 9, será a vez da modalidade masculina se enfrentar com 24 equipes.
O evento que incentiva o esporte amador tem o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e da Guarda Municipal de Belém (GMB).
Na praia foi montada arquibancada e dois espaços para os jogos, que acontecem de forma simultânea.
A professora de Educação Física Vânia Martins, 36, que integra a equipe Malvadas joga vôlei desde a adolescência. Casada e mãe de um filho, a atleta não abre mão de participar dos torneios amadores. “Para mim o importante é participar. Até quando Deus permitir e eu tiver saúde vou jogar vôlei, pois é o que eu gosto de fazer. Praticar esporte faz bem para a alma e para o corpo”, disse a participante, moradora do bairro da Cidade Velha.
Algumas jogadoras do time profissional master de voleibol (quadra) feminino da Tuna Luso Brasileira participaram do evento em equipes separadas. Mesmo em família, a partida teve muita rivalidade e acima de tudo respeito entre as participantes. “Aqui todo mundo se respeita. Todo mundo tem amor ao vôlei, ao esporte. Apesar da rivalidade, da competitividade, no final tudo vira uma grande brincadeira e o interessante é que nós, as jogadoras, temos a mesma faixa etária”, contou a atleta profissional Tatiane Silva, 40, da equipe Abaetetuba. “Espero que tenham mais eventos como esse porque é muito bom”, completou.
O universitário Tiago Santos, 21, prestigiou o evento com os amigos. “Eu gosto de vôlei. Eu e meus amigos sempre jogamos vôlei num espaço que tem na praça aqui de Icoaraci. Eu estou achando muito legal esse evento que apoia o vôlei amador, e como eu conheço a maioria das meninas eu vim torcer por elas”, contou.
Paulo Piteck, ex-jogador profissional de vôlei e coordenador do evento, falou da importância do apoio da Prefeitura ao esporte amador. “Nós tivemos a primeira etapa em Mosqueiro, agora estamos na segunda etapa aqui em Icoaraci agradecidos com o apoio da Prefeitura de Belém, que faz toda a diferença na realização do evento trazendo uma logística e materiais necessários. Isso é muito importante. Estamos com muitos projetos para o ano que vem e essa parceria com a Prefeitura vai continuar”, explicou. “Domingo estaremos aqui com o nosso carro chefe, que é a modalidade masculina, e convidamos a comunidade local a comparecer e prestigiar o evento”, disse o coordenador.
“Este evento é uma iniciativa da própria sociedade civil, através de algumas lideranças da área, que procuraram o poder público através da Prefeitura de Belém no sentido que eles pudessem realizar este torneio na praia do Cruzeiro e a Prefeitura não mediu esforços para a realização da competição. É uma forma de apoio ao esporte amador e ao esporte em geral”, reforçou o assessor de cultura da Agência Distrital, Marco Araújo.
Na Segunda Etapa do Campeonato Master de Vôlei de Praia participam mulheres com idade a partir de 35 anos e homens a partir de 49 anos. A entrega dos troféus e medalhas para o primeiro e segundo lugares vai ocorrer neste domingo.
Texto: Sarah Mendes