O distrito de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, está com abastecimento de pescado garantido para o feriadão da Semana Santa. No mercado municipal da Vila, o consumidor pode encontrar as espécies mais apreciadas como Filhote, Pescada Amarela, Tambaqui, Tainha, Gó, Dourada e Pratiqueira.
Outro atrativo é o camarão, que pode ser encontrado em grandes quantidades e variedades, assim como, o tradicional bacalhau e o pirarucu (versão regional do peixe da Noruega).
A expectativa dos comerciantes é para boas vendas, já que Mosqueiro é um dos destinos turísticos mais procurados pelas famílias de Belém para aproveitar o feriado e o domingo de Páscoa.
A dona de casa Maria Botelho já garantiu os produtos do almoço da Páscoa. “Vou reunir a família e um dos pratos do almoço será arroz de marisco”, adiantou.
Para garantir o abastecimento essa época do ano, a Prefeitura de Belém, por meio do Decreto Municipal nº 103.766/2022, está controlando a saída do peixe da capital para outras localidades, dando maior segurança para quem deseja manter a tradição de consumir pescado durante a Semana Santa.
Segundo a administradora do Mercado Municipal da Vila, Inês Raiol, os consumidores podem ficar tranquilos em relação aos produtos ofertados. Diariamente, os peixeiros abastecem seus boxes com pescado de qualidade.
Os preços variam de R$ 20 a R$ 40, de acordo com a espécie. Só nesta quarta-feira, 13, por exemplo, o mercado recebeu para comercialização mais de uma tonelada de pescado.
O mercado ainda tem farinha, verduras, frutas, hortaliças e tucupi. O comerciante Valmir Lira, que há três anos trabalha no mercado, está confiante em boas vendas. Ele oferece camarão do Maranhão, regional e de Fortaleza, além de bacalhau, caranguejo e pirarucu.
“Estamos aqui com mercadoria de qualidade aguardando o consumidor”, disse. Já o comerciante Edmilson Souza Nascimento tem à venda camarão regional, camarão rosa, lula entre outros mariscos. “Queremos que o povo visite Mosqueiro e fique gostando do sabor da culinária. Produtos bons não faltam”, disse.
Preferência – A espécie campeã de venda e do gosto popular é a Pescada Amarela. O tamanho do peixe impressiona. Alguns chegam a pesar mais dez quilos.
“Esse peixe é muito saboroso é o preferido dos consumidores”, diz Edilson Souza, que há 30 anos trabalha no mercado. “Temos também Tambaqui, Pratiqueira, Filhote e a Gó”, anunciou.
Para o acompanhamento dos pratos à base de pescado está a farinha. No mercado, o consumidor pode encontrar uma variedade. Segundo a feirante Maria Campos, a farinha de mandioca tem muita saída.
“Para o pirão que acompanha o peixe não tem melhor”, ensina. Em outras bancas, o consumidor encontra o complemento dos pratos do almoço da Sexta-Feira Santa como tucupi, jambu e hortaliças diversas.
O Mercado Municipal de Mosqueiro é administrado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) com apoio da Agência Distrital de Mosqueiro.
Além do mercado da Vila, Mosqueiro tem o mercado do Chapéu Virado e do Carananduba, todos funcionando normalmente. Outro ponto tradicional de venda de pescado é a feirinha do Cajueiro, no bairro do São Francisco.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								