Domingueira movimenta economia com incentivo às vendas

Pequenos comerciantes e empreendedoras comemoram o projeto da Prefeitura de Belém como uma oportunidade de aumentar a renda. A Domingueira irá acontecer todo primeiro domingo do mês.

Crédito: Syanne Neno

Foto: Syanne Neno

Além de lazer, cidadania e cultura, a primeira edição do Domingueira também trouxe o incremento das vendas para trabalhadores informais.

Projeto itinerante da Prefeitura de Belém, o Domingueira teve a primeira edição realizada neste domingo (3), no bairro da Pedreira. No perímetro da avenida Pedro Miranda entre as travessas Humaitá e Chaco, a população teve à disposição uma programação gratuita, com serviços de saúde, humana e animal, cidadania, lazer para crianças e jovens, e shows musicais, das 15h às 21h.

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino e ordenar as vendas dos trabalhadores informais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ( Sedcon) marcou presença na Domingueira com dois espaços: o Ambulódromo e a Gastronomia Criativa.

A Estação da Gastronomia Criativa ofereceu diversas opções de alimentação para o público da Domingueira.

Ordenamento e fiscalização

O Ambulódromo recebeu 35 trabalhadores do setor de vendas de alimentos e pequenos empreendedores, como bombonzeiros e pipoqueiros. Os trabalhadores foram cadastrados durante a semana, na sede da Sedcon.

Desde o sábado à tarde, a Sedcon começou a atuar no ordenamento e fiscalização desses permissionários. O trabalho continuou durante a manhã do domingo e foi realizado por 20 servidores da Sedcon e 10 da Ordem Publica, que atuou em parceria.

Servidores da Sedcon atuaram no ordenamento de 35 permissionários antes e durante a Domingueira.

“Só temos a agradecer à Prefeitura por esta oportunidade. Estes eventos são importantes para trazer uma novidade pra população e, assim, aumentar a nossa renda. Nós, pipoqueiros que atuamos em praças, ficamos à mercê das chuvas frequentes, e esses eventos que acontecem durante horas nos ajudam”, disse a permissionária Maria José Rodrigues, 55 anos.

Crédito: Syanne Neno

Maria José Rodrigues comemorou a Domingueira como uma oportunidade pontual de aumentar a renda.

Gastronomia criativa e rentável

Ao lado do Ambulódromo, um outro espaço chamou a atenção do público do Domingueira com barracas de vendas de alimentos, especialmente comidas típicas. A estação da Gastronomia Criativa teve a participação de 20 empreendedoras cadastradas junto à Sedcon. Elas atuam em feiras itinerantes que acontecem semanalmente em espaços públicos de Belém.

“Esta é uma excelente oportunidade de fazer uma boa renda porque a população não tem uma programação fixa aos domingos, especialmente à tarde. Agora a Domingueira vai virar um espaço para ver coisas bacanas, ouvir música boa e se alimentar bem, conosco”, comemorou a empreendedora Rita Sena, 49 anos.

Crédito: Syanne Neno

Rita Sena vende refeições na Estação da Gastronomia Criativa

“O Domingueira foi uma ideia pontual da Prefeitura de Belém, para dar vida aos domingos, trazendo lazer e integração social às nossas famílias. Junto a outras secretarias, a Sedcon se orgulha de ajudar este projeto, incentivando o empreendedorismo e proporcionando mais uma oportunidade de renda para os pequenos vendedores”, pontuou André Cunha, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O Domingueira será itinerante e ocorrerá todo primeiro domingo de cada mês em diferentes bairros da capital.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar