O programa de capacitação profissional “Donas de Si”, da Prefeitura de Belém, chega a Icoaraci nesta terça-feira, 11 de janeiro, véspera do aniversário de Belém. Mulheres beneficiárias do programa de transferência de renda Bora Belém terão prioridade na ação coordenada por meio do Banco do Povo de Belém. A mobilização para a formação de novas turmas começa às 9h da manhã, na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, no bairro do Paracuri.
Geração de renda – Serão ofertadas 80 vagas em cursos de panificação artesanal e produção de doces, que possibilitam a geração de renda. Além das mulheres do Bora Belém, organizadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Icoaraci, foram convidadas para o evento as mulheres vítimas de violência atendidas pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Belém (Combel) e pela 3ª Vara Criminal Distrital de Icoaraci, assim como as mães de alunos do Liceu.
A coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, dará as boas-vindas às convidadas, ao lado da agente distrital de Icoaraci, Elana Silva, da coordenadora da Mulher, Lívia Noronha, da diretora do Liceu, Viviane Ribas, da coordenadora do CRAS de Icoaraci, Emanuele Valles, e da representante da juíza Cláudia Favacho, titular da 3ª Vara Criminal Distrital de Icoaraci, Ierecê Barroso.
Programação – As aulas irão começar no próximo dia 24 de janeiro, no Liceu e na carreta de equipamentos industriais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que são parceiros da prefeitura nessa ação. A jornada é de 40 horas-aula. Ao final, serão emitidos certificados do Banco do Povo de Belém e também do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sendo esse último com validade nacional.
O Donas de Si já capacitou 100 mulheres nos bairros do Tapanã, Bengui e Jurunas, em 2021.
Texto: Enize Vidigal