“É das Manas” impacta a vida de várias mulheres em Belém

O Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, foi um marco no ano de 2021 na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, que reafirmou o compromisso de garantir atenção integral às mulheres de Belém. A data foi escolhida para a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), lançar o programa “É das Manas”, que funciona dividido em vários eixos, como educação, segurança e servidor.

As ações que o programa atuou trouxeram grandes respostas para a busca de uma cidade voltada às necessidades das mulheres, desde a atenção à saúde até a criação de espaços de acolhimento.

Entre elas, destaca-se o projeto “S.O.S Manas” e a "Combel nos bairros”, com atuações no eixo de segurança e cidadania, que visa o respeito aos direitos das mulheres.

O "Combel nos bairros" busca dignidade e assistência para as mulheres residentes nos bairros de Belém. Ao longo de 2021, a ação se concretizou em mais de dez bairros e em todos os distritos, para repasse de informações sobre saúde e cidadania.

Mas, é importante ressaltar que as ações educativas são para além da informação, na perspectiva de mudarem o que está ao seu entorno.

Uma dessas ações ocorreu no distrito de Icoaraci. Foi sobre a pobreza e dignidade menstrual, levando informações para adolescentes da comunidade e distribuição de material de higiene.

Maria Luiza, que participa da Rede Fulanas e moradora do distrito, diz que esse tipo de ação informativa é fundamental para as jovens, porque são capazes de mover estruturas pré-estabelecidas.

“A ação contribuiu de forma diferenciada no combate à pobreza menstrual, o debate sobre o cuidado com o corpo e a elevação da autoestima gera impacto entre as jovens da nossa comunidade. Desejamos novamente essa ação aqui, para que as nossas adolescentes tenham, cada vez mais, dignidade e sejam corretamente assistidas pelo projeto”, pontua a moradora.

Segurança – A área da segurança foi um dos pontos essenciais para as ações da Combel no ano passado. Com o "S.O.S Manas", que objetiva atender mulheres vítimas de violência doméstica, a população de Belém foi convidada a fazer parte dessa luta, para dar um basta a todas as formas de violência.

O “X” em vermelho na mão passou a ser um sinal de pedido de ajuda nas mãos delas, revelando que vivem em situação de vulnerabilidade. O principal objetivo desta ação é facilitar o acesso das mulheres vítimas de violências de gênero, especialmente violência doméstica e familiar.

Segundo a coordenadora da Combel, Lívia Noronha, a ação teve a adesão de mais de 20 estabelecimentos dispostos a atuar no combate à violência doméstica e para isso receberam capacitação para atender as vítimas.

“A ação S.O.S Manas é uma ação que tem gerado grande impacto na sociedade de Belém, porque alcança diversos estabelecimentos para ajudar essas vítimas, que, por alguma razão, não conseguem fazer a denúncia em alguma delegacia".

Lívia Noronha garante que o programa “É das Manas” promoveu, a partir de suas ações, impactos significativos nas vidas de várias mulheres no município.

"Nosso objetivo é promover, cada vez mais, uma cidade igualitária e justa, para que as mulheres vivam com segurança, tenham saúde, oportunidades e que se sintam acolhidas e atendidas pela cidade de Belém".

Texto: Prefeitura Municipal de Belém

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar