Divulgar e valorizar o trabalho de autores que utilizam temas socioambientais em suas obras é um dos principais objetivos da Ecofeira Literária promovida pela Coordenação de Educação Ambiental e Desenvolvimento de Comunidades (CEADC) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma).
A feira, que iniciou nesta sexta-feira (29), tem como finalidade proporcionar ao público a possibilidade de interação e conhecimento de autores e livros que têm o meio ambiente como inspiração de seus trabalhos literários.
A programação tem ganhado a atenção do público, como a da dona de casa, Keila Monteiro. A visitante destacou a importância da exposição de livros que abordam temas relacionados ao meio ambiente.
"O que é mais interessante é ver um evento voltado para as questões da ecologia e ambientais, onde podemos encontrar em livros que estão expostos aqui. A arte converge com o cuidado com o meio ambiente. Eu tô muito grata por este evento e parabenizo todas as pessoas que o organizaram", ressalta Keila.
O evento conta com dez expositores, incluindo editoras universitárias, livrarias de organizações não governamentais que trabalham com a agenda socioambiental e sebos de livros.
Cláudio Raposo atua como livreiro e o mesmo faz parte do Coletivo de Livreiros e Sebistas da Praça da República. O jovem, que é um dos expositores da Ecofeira Literária ressalta a necessidade da realização de eventos como o promovido pela Semma, principalmente pela falta de locais em que esses profissionais possam divulgar e vender seus produtos.
"Essa iniciativa da prefeitura é muito boa pela carência de espaços para exposição dos nossos trabalhos, principalmente pela situação de muitas livrarias que acabaram fechando por conta da pandeia e isso aumentou a nossa demanda. A procura por livros usados tem aumentado e, consequentemente, precisamos de mais espaços como esse, que facilitam a vida dos livreiros", disse o expositor.
Pra quem perdeu o primeiro dia de evento, fique ligado que, neste sábado, 30, ainda tem programação especial. A Ecofeira Literária acontece das 8h às 12h, na Praça Milton Trindade, Horto Municipal, na Rua dos Mundurucus, no bairro Batista Campos.
Texto: Paloma Lobato
 
								 
															 
								 
															 
								 
								 
								