Viver a realidade do aluno ribeirinho faz parte das expectativas diárias dos professores nas unidades escolares das ilhas que cada vez mais, buscam aumentar a qualidade do ensino municipal. Com o intuito de mostrar como se desenvolve a educação no cenário amazônico, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), recebeu na manhã desta terça-feira, 29, na Escola Municipal Milton Monte e Unidades Pedagógicas (UPs) Combu e Santo Antônio, a visita de representantes das instituições participantes do Programa Redes e Alianças (PRA), projeto lançado em 2010 pelo Instituto C&A , em São Paulo, com o objetivo de desenvolver e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
A comitiva, formada por trinta integrantes, conheceu in loco as particularidades da educação na região amazônica e ainda trocou experiências com coordenadores e professores da rede municipal de ensino sobre o processo metodológico da educação no campo.
Orgulhosa, a coordenadora de Educação no Campo, Silvia Oliveira, apresentava um pouco de cada detalhe da identidade cultural dos alunos. “Essa visita é uma oportunidade grande de mostrar a qualidade no ensino que desenvolvemos aqui na comunidade ribeirinha. Além da troca de saberes, nós enquanto Semec queremos que cada representante do Programa compreenda o trabalho positivo que é realizado desde o barqueiro até o professor”, frisou.
Na ocasião foram pontuados assuntos como a diversidade que cerca a educação ribeirinha, seu desenvolvimento social, cultural e econômico. Professores e bibliotecários aproveitaram para expor o método educacional dinâmico de suas unidades, bem como as diversas estratégias de como envolver o aluno no processo ensino-aprendizagem.
Na Escola Milton Monte, o momento foi propício para a apreciação de trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos com recursos típicos daquela região, de acordo com suas realidades. Já na UP Santo Antônio, a comitiva avaliou na prática o desenvolvimento cognitivo dos alunos que, em salas de aula, estudavam e dinamizavam as atividades.
“Estou realmente surpresa com tudo o que estou vivendo no local, me encantou o comprometimento dos profissionais da educação com os alunos, até mesmo quando se trata da inclusão social. A Prefeitura de Belém, sem dúvida, mostra capricho, carinho e muito cuidado com cada aluno da rede, o que vem ser um trabalho bonito e diferente de tudo o que já havia visto no meu estado”, disse a Superintendente da Educação Infantil de Nova Iguaçu (RJ), Enir Neves.
Para mostrar o resgate da cultura local e estimular que os integrantes do PRA vivenciassem o que é vivido no dia a dia da região, alunos demonstraram na prática como é colhido o açaí, fruto tipicamente paraense.
Hoje a Prefeitura de Belém disponibiliza para as unidades escolares das ilhas, barcos e lanchas que realizam o transporte dos alunos até a escola; técnicas que fazem semanalmente o Atendimento Educacional Especializado (AEE) com recursos específicos e assessoramento do professor; alimentação adequada e saudável e acompanhamento nutricional, além de recursos pedagógicos que auxiliam no aprendizado.
Na avaliação de Christel Schotel, representante da Organização Internacional Reos Partners e uma das pessoas envolvidas no levantamento de dados da educação no Brasil, no cenário da Educação Básica até 2032, “a região amazônica tem muito potencial no quesito da educação de qualidade e pode inspirar outras regiões no Brasil com relação à cultura local. Dentro dos cenários identificados, Belém está inserida no Beija-Flor, uma educação baseada nas comunidades e que não está presa somente em sala de aula”.
A comitiva composta por representantes da Associação Imagem Comunitária; Associação Barraca da Amizade– ABA; Fundação Institucional para o Desenvolvimento da Amazônia; Instituto Chapada de Educação e Pesquisa; Agência de Notícias da Infância Matraca; Solidariedade França Brasil – SFB; Viração; Instituto de Estudos Socioeconômicos-Inesc e Equipe Reos Partners, irá socializar suas observações acerca da educação ribeirinha em Belém no Seminário Redes, Educação e Transformação Social, evento do Projeto Rede Escola Cidadã, realizado pelo Instituto C&A e Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa).
A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Educação está apoiando a realização do seminário, que ocorre no período de 30 de setembro a 1º de outubro no auditório David Mufarrej da Universidade da Amazônia (Unama), nos períodos da manhã e tarde.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								