Educação superior marca novo capítulo na história de 126 anos de Mosqueiro

A oferta de educação de nível superior, por meio do Programa Forma Pará, realizado em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Belém, tornou-se o marco histórico para Mosqueiro, nesse primeiro ano de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues.

Em dois anos, foram implantados quatro cursos que vão formar mão de obra qualificada para atuar no mercado de trabalho do distrito com perfil sócio-econômico baseado nos segmentos de hotelaria, bares, restaurantes, eventos e turismo.

O curso de tecnólogo em Gastronomia, ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em 2021, soma-se aos cursos de Bacharelado em Turismo (UFPA), Licenciatura em História (UFPA) e Ciência da Computação (Ufra), que iniciaram suas atividades em 2019.

Para 2022, está previsto o curso de Enfermagem, que tem grande expectativa por parte da comunidade.

Novo modelo de educação profissional

Segundo a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, que atua na parceria com a agente distrital Vanessa Egla, a cooperação com o Governo do Estado é crescente e profícua. A secretária destaca que Mosqueiro será referência na educação em nível superior à região das ilhas de Belém.

É que juntamente com as aulas teóricas, Mosqueiro também será beneficiada com a Escola Municipal de Gastronomia e outras práticas. A ideia da Prefeitura Municipal é formar a mão de obra com mix de conhecimento acadêmico e saberes amazônicos.

Além de aproveitar a produção local de pescado, hortaliças e animais de pequeno porte como galinhas e patos comercializados por famílias das áreas rurais de Mosqueiro. O turismo, aliado à cadeia de bares, hotéis e similares também será beneficiado por esse novo modelo de educação profissional.

Para os novos calouros do curso de Tecnólogo em Gastronomia, o momento também é de esperança. A primeira turma será composta, em sua maioria, por moradores de Mosqueiro, que de forma direta ou indireta já atuam no ramo e comercialização de alimentos.

Mas há também quem sonhava com o curso e não tinha dinheiro para custear ou já estava perto da aposentadoria sem saber o que apareceria adiante e voltar a estudar surgiu como grande oportunidade.

“Eu sonhava em ter meu restaurante, mas sabia que não tinha preparação técnica e agora, eu tenho certeza que vou conseguir realizar meu sonho, após minha aposentadoria”, conta Moacyr Gilberto Nascimento, 67, o calouro aprovado em Gastronomia.

As donas de casa, Ana Paula Brito, 37, e Patrícia Cardoso, 43, também vão realizar o sonho de cursar uma universidade e se formar na área que gostam. Ana Paula é moradora do assentamento Paulo Fonteles e estava há anos sem estudar, mas com ajuda da PMB, conseguiu assistir aulas preparatórias, se inscrever no concurso e ainda ser aprovada. “Tô muito feliz por tudo”, disse Ana Paula.

Mais Energia

Em 2021, a PMB, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, também promoveu ações na área da iluminação pública, tirando da escuridão dezenas de famílias e promovendo mais segurança, esporte, lazer e saúde.

A Divisão de Iluminação Pública da Admos é responsável por serviços de manutenção e implantação de iluminação pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e a empresa terceirizada Endicon.

Em um ano, mais de 20 mil atendimentos foram realizados com ênfase da alameda Carneiro, na estrada do Caruaru – de acesso às praias do Paraíso e Marahu; da quadra de esportes da comunidade do Furo das Marinhas e de toda a extensão da rua principal da comunidade do Pratiquara, na PA, 391, de acesso a Mosqueiro.

“Antes, eu tinha muito medo porque era tudo escuro, agora com a luz, ficou muito melhor”, conta a Yasmim Lopes, 19, que reside na comunidade do Pratiquara e estuda na escola Abelardo Conduru, no bairro do Carananduba.

Melhor estrutura

Na área da limpeza urbana, a Agência Distrital de Mosqueiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realizou mais de 300 ações de limpeza e coleta do lixo domiciliar, recolhimento acima de 90 toneladas de entulhos, asfaltamento e operação tapa-buracos, que seguem o calendário de maneira cotidianamente nas praças, ruas, alamedas e avenida Beira-Mar. Os trabalhos mais recentes prepararam Mosqueiro para o Círio de Nossa Senhora do Ó e festas de final de ano.

No setor de Fiscalização e Ordenamento, a Agência Distrital de Mosqueiro realizou o recadastramento de permissionárias do comércio ambulante. Até o mês de julho, foram cadastrados eventualmente para o período de veraneio 210 trabalhadores e trabalhadoras para as áreas de maior concentração de público como praças da Vila, Carananduba e Baía do Sol.

O departamento também realizou cursos de manipulador de alimentos, essencial para quem atua no mercado da gastronomia da ilha.

Cultura e arte na Vila

Mosqueiro ganhou no primeiro ano de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues o Centro Multicultural Solar das Artes. O espaço foi inaugurado dia 26 de julho, durante a programação de aniversário de 126 anos do distrito.

O espaço, situado na Praça da Matriz, no bairro da Vila, ostenta uma exposição de quadros e poesias de autores mosqueirenses, sob a curadoria do Museu de Arte de Belém (Mabe). O Centro Cultural também se tornou ambiente para realização de encontros, rodas de conversas e ações de atendimento cidadão.

O prefeito Edmilson Rodrigues inaugurou o Centro Cultural durante agenda especial que deixou para Mosqueiro obras importantes como ambulancha e as obras de reformas da Unidade Especialidade de Referência da Família (ESF) do Furo das Marinhas, ESF Carananduba, ESF Aeroporto, Hospital de Mosqueiro e ESF do Sucurijuquara.

Além do caramanchão da praia do Chapéu Virado, um ícone da arquitetura urbanística da ilha. O local foi completamente reformado, ganhando de volta sua composição original da década de 1944.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar