A escolha dos novos conselheiros tutelares do município de Belém seguiu de forma tranquila durante toda a manhã deste domingo, 24. A votação iniciada às 7h elegerá os 80 novos conselheiros (40 titulares e 40 suplentes) do município. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) é o responsável pela eleição, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público do Estado (MPE).
Para a dona de casa Ana Maria Oliveira, de 65 anos, que fez questão de votar, a eleição é um momento muito importante para garantir a segurança de centenas de crianças e jovens da cidade que vivem em situação de risco. “Eu vim fazer meu papel social porque sei da importância de um conselheiro na vida desses meninos. Muitos perdem a referência de pai e mãe e acabam sujeitos as mazelas da vida. Por isso faço questão contribuir com meu voto”, ressaltou.
O TRE disponibilizou 303 urnas eletrônicas, sendo 254 utilizadas nas unidades de votação – seções – e 49 de reserva, para substituição em caso de eventuais problemas. “Até o final da manhã não tivemos registros de problemas em relação às urnas, tão pouco em relação à duplicidade de votos. Isso prova que o trabalho do Tribunal está sendo efetivo e garantindo à sociedade uma eleição justa”, pontuou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Felipe Houat.
Para os eleitores que tivessem qualquer dificuldade em relação ao polo de votação do seu bairro, o TRE disponibilizou o Disque Eleitor (0800 0919101 / 32769293) que ficará à disposição da população até o encerramento da votação.
O pensionista Manoel Ferreira, de 58 anos, foi um dos primeiros a chegar à Escola Municipal Professora Inês de Mendonça Maroja para votar. “Estou enfrentando essa dificuldade de locomoção, mas como é a primeira vez que venho contribuir para o bem do meu bairro, fiz um esforço para estar aqui no local da votação bem cedo”, afirmou.
O Ministério Público, órgão responsável por fiscalizar o processo eleitoral, não registrou casos de irregularidades. “Estamos fazendo rondas nos colégios que são polos de votação e até o final desta manhã nenhuma irregularidade foi constatada, isso prova que o trabalho conjunto entre os órgãos está fluindo dentro do esperado”, explicou o promotor de justiça da Infância e Juventude, José Maria Lima.
Ao todo são esperadas cerca de 30 mil pessoas nos 49 polos de votação, distribuídos nos oito distritos de Belém. O anúncio dos eleitos deverá sair a partir das 18h30 de hoje. Ao todo 182 candidatos disputam as vagas para o mandato de 2016 a 2019.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								