Eleição para conselhos tutelares terá urnas eletrônicas e apoio técnico do TRE

A Prefeitura de Belém assinou contrato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) para a utilização de 300 urnas eletrônicas e apoio técnico na eleição unificada dos Conselhos Tutelares, que será realizada no dia 4 de outubro, das 8h às 17h. Pela primeira vez na história, essa eleição será realizada simultaneamente em todo o Brasil.

Segundo estimativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac), cem mil eleitores são esperados nos trinta e dois pólos de votação espalhados nos oito distritos administrativos da capital. Ao todo, serão 80 novos representantes eleitos pela população, entre titulares e suplentes.

Cento e vinte e sete pessoas se candidataram às vagas para conselheiro tutelar. Podem votar cidadãos a partir dos dezesseis anos de idade, sendo eleitores do distrito.

Na próxima terça-feira, 22, as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições para conselheiros tutelares de Belém começam a ser preparadas com a inserção das mídias contendo os dados dos candidatos. O processo de preparação dos equipamentos termina no dia 28 de setembro com o lacre das urnas.

No próximo dia 30, o setor de Tecnologia da Informação do TRE, realizará treinamento dos 1.024 mesários que vão atuar em todo o processo eleitoral.

“Em parceria com o Ministério Público Estadual e Juizado da Vara da Infância e Juventude de Belém, a prefeitura não tem medido esforços para organizar uma eleição de acordo com princípios éticos e democráticos para a escolha de conselheiros tutelares, que contribuem para o enfrentamento às violações dos direitos das crianças e adolescentes e também atuam na fiscalização e aplicação de políticas públicas direcionadas a essa população”, disse o presidente do Comdac,Heraldo Coelho.

Documentos necessários para votar:

Título eleitoral, documento de identificação com foto, válido em todo o território nacional (RG, Carteira de Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de estudante).

Serviço: Para outras informações, contatos com o Comdac pelo número 3236.3809.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar