Belém estará à frente de outras capitais no processo de vacinação contra a Covid-19. O pronunciamento foi feito ontem pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante a live que transmite sempre às segundas-feiras. Na ocasião, ele reforçou o início da nova etapa de vacinação na capital paraense, com nesta quarta-feira, 24, e que seguirá até domingo, 28.
“Vai ser uma honra participar desse momento que nós protagonizamos a dianteira do processo de vacinação comparada a qualquer outra capital do país e que, por coincidência, serei imunizado”, enfatizou o prefeito da capital paraense, informando o dia que receberá o imunizante, quinta-feira, 25.
Durante a transmissão, o gestor municipal explanou acerca das principais medidas tomadas para o enfrentamento da pandemia, como o funcionamento do Hospital Redentor, localizada em frente à Praça Brasil, na retaguarda de combate à Covid; a instalação da Usina de Oxigênio, com funcionamento previsto para o próximo sábado, 27; e o funcionamento das 16 clínicas de campanha, previsto para ao longo da semana serem ativadas, visando desafogar as Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde para oferecer atendimento de qualidade.
Edmilson Rodrigues pontuou sobre as medidas econômicas, com o objetivo de amenizar as consequências da pandemia. Destacou a publicação do Decreto nº100. 271/2021, que estabelece medidas excepcionais de auxílio aos contribuintes para a mitigação dos impactos sobre as atividades econômicas no município. Saiba mais | (http://agenciabelem.com.br/Noticia/219224/decreto-municipal-preve-descontos-a-contribuintes-no-pagamento-de-impostos )
O prefeito lembrou também da aprovação na Câmara Municipal de Belém (CMB) do projeto de lei 364/202, no último dia 16, para a compra de vacinas junto às demais cidades brasileiras em um consórcio coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos. O gestor municipal foi indicado no domingo, 21, em reunião virtual, para ser o vice-presidente do consórcio Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar).
“Eu espero que mesmo Belém sendo uma cidade pobre, possa contribuir com a compra de vacinas e garantir imunizantes para o nosso povo e salvar vidas", comentou o prefeito de Belém.
O calendário divulgado pelo prefeito está distribuído nas seguintes nos dias e faixas etárias:
24/03 – 67 e 66 anos (Nascidos Em 1954 E 1955)
25/03 –  65 e 64 anos (Nascidos Em 1956 E 1957)
26/03 – 63 e 62 anos (Nascidos Em 1958 E 1959)
27/03 –  61 anos (Nascidos Em 1960)
28/03 –  60 anos (Nascidos Em 1961)
Ações de combate à Covid na capital continuam em pleno vapor
Como parte do plano de contingenciamento da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a Prefeitura de Belém está com 16 estruturas que permitirá atender pessoas que apresentarem sintomas leves e moderados da Covid-19. As estruturas para esse atendimento estão sendo instaladas em tendas anexas às cinco UPAs de Belém (Jurunas, Terra Firme, Marambaia, Sacramenta e Icoaraci), Hospital Distrital de Mosqueiro e oito Unidades Básicas de Saúde (Terra Firme, Jurunas, Guamá, Bengui II, Marambaia, Paraíso dos Pássaros, Icoaraci e na Estratégia Saúde da Família de Outeiro). Já no Distrito Administrativo de Belém (Dabel), onde não há UMS, serão instaladas tendas no Ver-o-Peso e na igreja de São Raimundo Nonato, localizada na avenida Senador Lemos.
O prefeito Edmilson Rodrigues, também, destacou os esforços na ampliação de leitos clínicos e de UTI, para o tratamento de pacientes com Covid-19; destinação de leitos exclusivos para Covid no PSM do Guamá, este não está funcionando como hospital de portas abertas, somente os pacientes referenciados transferidos pelas UPAS; e pelas clínicas de campanha. Seguindo essa linha, o Hospital Redentor funcionará com 60 leitos clínicos e 09 leitos de UTI.
O Hospital Redentor vai trabalhar em cooperação com o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos, onde 30% dos leitos do hospital serão destinados aos pacientes referenciados pelo instituto. A gestão municipal está na expectativa, como outra medida de enfrentamento, garantir o funcionamento, a partir do próximo sábado, 27, da Usina de Oxigênio, visando atender os novos leitos de UTI do Hospital Redentor.
Dias da poesia e da água também foram destaques na live do prefeito
O prefeito Edmilson aproveitou o momento da live para lembrar da leveza que a água e a poesia oferecem às pessoas, em alusão ao Dia da Poesia, celebrado anualmente no dia 20 de março, e ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira, 22. A programação contou a participação virtual dos poetas paraenses Juraci Siqueira e Heliana Barriga, que contaram sobre o processo da poesia e a influência da água na construção poética.
Heliana Barriga, sanfoneira, formadora de leitores e educadores com a poesia, que faz parte da equipe de arte da Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semec), comentou que a poesia para as crianças é "é o guia da educação”. O poeta Juraci Heliana, que atua como professor de filosofia, oficineiro de literatura, performista e contador de histórias, enalteceu a água através da poesia, declamadas durante a transmissão.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								