Defender a Amazônia e seus povos, combater o neoliberalismo, alterações climáticas, além de proporcionar convivência intercultural. São alguns dos objetivos do Fórum Pan-Amazônico (Fospa) que volta a Belém depois de 18 anos. A cidade já sediou o evento em 2002 e em 2003, nas duas primeiras edições.
No dia da escolha da capital para sede do evento, em 25 de março, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se manifestou sobre a decisão. “Fico honrado em saber que Belém foi escolhida. Um espaço de encontro e debates sobre a defesa da Amazônia e dos povos da floresta”, comemorou.
Luiz Arnaldo Campos, cineasta e relações internacionais da Prefeitura de Belém, destacou a importância do evento para reflexão sobre a região amazônica e a participação de diversos países. “Esse evento para Belém é muito positivo, além da participação de delegados dos nove países (Amazônia Legal: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia), outros diversos países do mundo também vão participar, porque a Amazônia está na pauta de movimentos sociais do mundo inteiro".
Ao longo de 2021 o Fórum Social Pan-Amazônico realizará diversos encontros temáticos, com discussões e debates sobre os pontos que serão abordados no evento em 2022, em Belém. “São vários setores e movimentos que discutem suas pautas e afinidades comuns de luta, onde chegaram em Belém para socializar, celebrar a amizade, suas cores e conhecer delegados de países da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo”, explica Luiz Arnaldo Campos.
“É um grande encontro, um lugar de celebração, de tomada de decisões políticas e ao final de cada fórum uma carta com acordos e decisões é feito e tem também uma série de eventos e manifestações culturais”, esclarece.
Belém em evidência
O Fospa coloca novamente a capital paraense na rota de grandes eventos internacionais, proporcionando aumento do turismo e aquecendo a economia local. “Como sede do evento, Belém vai atrair um grande número de turistas, os quais serão instigados a conhecer nosso patrimônio cultural, representados por nossa culinária, centro histórico e belezas naturais, movimentando assim o turismo e a economia da cidade”, destaca o titular da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belémtur), André Cunha.
Nesta décima edição, o Fospa pretende aperfeiçoar a participação comunitária de diferentes povos e culturas, incentivar ações que desenvolvem as apostas programáticas e fortalecer a presença das mulheres e suas lideranças nas diferentes áreas de atuação do evento.
Texto: Madson Sousa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								