Com o objetivo de fortalecer o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens da rede municipal de educação no combate às mudanças climáticas, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) criou os Embaixadores pelo Meio Ambiente. Eleitos nas escolas pelos próprios estudantes, eles serão responsáveis por representar a comunidade estudantil em debates e na construção de iniciativas sustentáveis no âmbito da escola e do município.
Como pontapé inicial, a Semec promoveu um primeiro encontro dos embaixadores no Bosque Rodrigues Alves, onde as crianças se conectaram à natureza por meio dos sentidos. Denominado “Trilha dos Sentidos: Descobrindo a Natureza com o Coração”, o evento reuniu 50 embaixadores que tiveram uma vivência educativa sobre meio ambiente por meio da visão, audição, tato e olfato na segunda-feira, 14. Além disso, realizaram o plantio de mudas de frutíferas nativas da Amazônia e criaram o Manifesto do Guardião da Natureza, com mensagens de proteção do meio ambiente.
Crédito: Carine Coelho

De acordo com a secretária executiva Pedagógica da Secretaria, Beatriz Morrone, a eleição dos embaixadores é uma ação da Política de Educação Ambiental da Semec e objetiva formar lideranças para promover mudanças positivas no comportamento da escola e da comunidade, visando a defesa da vida e do planeta.
Ainda neste semestre deverão ocorrer outras atividades formativas como a que ocorreu no Bosque Rodrigues Alves. “Essas crianças embaixadoras estiveram aqui para viver um dia formativo, uma vivência, e vão poder voltar às suas escolas e inspirar os seus pares a ter boas práticas e boas condutas de cuidado com a escola, com a cidade e com o nosso planeta”, afirmou a secretária.
Crédito: Carine Coelho

Durante a programação, os embaixadores puderam conhecer novas espécies e ver de perto algumas que só viam pela televisão. “Eu achei muito legal, porque a gente conheceu mais sobre os animais, e a parte que eu mais gostei foi a da jaguatirica”, afirmou Thalyson Silva, estudante do 4º ano da Escola Municipal Santana do Aurá.
Crédito: Carine Coelho

“A experiência foi incrível! A parte que eu mais gostei foi da arara, gostei que a gente foi tocar em vários bichos, da cobra, do peixe, do jacaré, de um monte de coisa”, avaliou Sarah Correa, também aluna do 4º ano da Santana do Aurá.
Crédito: Carine Coelho

Protagonistas em defesa do clima
Belém já conta com 500 embaixadores pelo Meio Ambiente eleitos, entre titulares e suplentes. Todas as 101 escolas de Ensino Fundamental da capital paraense possuem representantes. São embaixadores de turma, de escolas e de distritos administrativos, que também devem ajudar a pensar melhorias para as unidades educativas e para o território onde vivem.
Crédito: Carine Coelho

Thalyson Silva reconhece a grandiosidade da missão que assumiu como embaixador titular. “É sobre cuidar do meio ambiente, não sujar. Cuidar das árvores, das águas… Porque se prejudicar tudo isso, a gente quase nem vive mais”, afirmou o estudante.
Já a embaixadora suplente Sarah Correa fala da importância de falar sobre esse tema e lembra de uma questão emblemática do nosso tempo: o lixo. “É saber sobre a escolha entre o certo e o errado, saber cuidar dos animais, tentar reduzir o lixo que as pessoas jogam, ter uma solução para o lixo, sempre ouvir a opinião das pessoas e saber cuidar muito da natureza”, declarou.