O dia começou com a missa na Catedral Metropolitana de Belém, às 7h, local onde, tradicionalmente, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sai, na manhã do segundo domingo de outubro, até a Basílica Santuário, na grande procissão do Círio. Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19, a imagem não foi levada pelas ruas da capital. Os romeiros não puxaram a corda da berlinda e as homenagens tiveram que ser em um formato diferente.
Embora a imagem peregrina da padroeira do povo paraense não tenha saído às ruas, a Diretoria da Festa realizou um sobrevoo da imagem da padroeira sobre a Região Metropolitana de Belém e também sobre o percurso tradicional do Círio.
Com aplausos, cantoria, oração e muita emoção, os devotos saudaram a imagem na Praça Santuário, após o pouso e chegada ao local, onde foi celebrada uma missa solene na Basílica Santuário.
Em um dos momentos emocionantes, a imagem de Nossa Senhora foi levada para próximo dos devotos, que aguardavam com ansiedade a chegada da Rainha da Amazônia.
A devota Bruna Rabelo esperava, desde cedo, a chegada da imagem e falou sobre a sensação de ver a imagem peregrina de perto. “São 17 anos que eu participo. Estou aqui, pagando uma promessa para minha filha que recebeu a graça de ser curada da covid-19”.
Para Maria Lúcia, a fé é sua maior motivação. “Estou aqui para agradecer a cura e libertação do meu irmão, com muita fé em Deus e na Nossa Senhora”, contou, emocionada.
Serviços da Prefeitura de Belém garantem tranquilidade no Círio – Mesmo sem a grande procissão, milhares de pessoas foram às ruas, para prestar homenagem à Senhora de Nazaré. A Prefeitura de Belém, para garantir tranquilidade e segurança aos romeiros, intensificou os serviços de limpeza, sinalização e segurança. A Guarda Municipal de Belém esteve presente com ronda por toda extensão do percurso da Igreja da Sé até a Basílica e com ônibus de videomonitoramento para auxiliar nas missões de segurança. “Estamos com 130 homens trabalhando fechando vias, garantindo a segurança dos romeiros e tranquilidade na praça santuário. A operação Círio vai se estender até o final do mês”, explicou o inspetor Elcio Vale.
O coordenador da operação de limpeza da Secretaria Muncipal de Saneamento de Belém (Sesan), Mauro Palheta, explicou como o órgão tem atuado para garantir a limpeza nas vias onde, tradicionalmente, ocorre a procissão do Círio. “Estamos aqui executando um trabalho de limpeza, que se iniciou desde a igreja da Sé chegando ao Santuário, com uma equipe de aproximadamente 250 homens, carros coletores, caçambas e tudo tem saído como planejado”.
Agentes de trânsito e de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) ficaram guardando trechos estratégicos, para garantir o fluxo das vias. Durante a quadra nazarena, a SeMOB também estará presente no Centro Integrado de Monitoramento, montado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup), na Almirante Barroso, esquina da travessa do Chaco, com a presença de um inspetor de trânsito.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, não pôde participar da festividade, devido ao isolamento e ao tratamento contra a covid-19. Nas redes sociais, o prefeito divulgou um vídeo, em que manda uma mensagem aos belenenses. “Sei que todos nós gostaríamos de celebrar o Círio e ver de perto as procissões e as missas. Mas, este momento ainda pede cuidados e distanciamento. Sei ainda que, aos olhos da Mãe Santíssima, a grande prova de fé está nos nossos gestos de respeito às diferenças e de solidariedade com o próximo”, disse.
Texto: Madson Sousa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								