Encontro reúne alunos participantes do projeto Conheça Seu Município

Há quase um mês, alunos e professores da rede municipal de ensino embarcaram em uma viagem a Portugal que marcou o início de novos caminhos na educação do município. Na manhã desta sexta-feira, 26, relatos, histórias e muito conhecimento foram compartilhados entre os viajantes e representantes da Secretaria Municipal de Educação, na sede da Semec.

“Quando chegamos ao aeroporto, em Portugal, percebemos que iríamos encontrar uma diversidade de pessoas e culturas. Fomos muito bem acolhidos por eles, foram muito calorosos, parecia coisa de irmão. Me senti no Brasil”, relatou o aluno Cristhian Monteiro, de 14 anos. “Posso dizer que conhecemos o reino maravilhoso que o autor, Miguel Torga, falava em seus poemas que líamos por lá”, concluiu o aluno do Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso.

O intercâmbio cultural faz parte do projeto Conheça o seu Município, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Casa de Estudos Luso-Amazônicos Cela/UFPA. O objetivo é incentivar os alunos da rede municipal a conhecerem e explorarem cidades homônimas entre o estado do Pará e Portugal, em seus mais variados aspectos, além de estimular o conhecimento sobre educação patrimonial e cultural entre as cidades.

Ainda durante o encontro, a secretária de educação, Rosinéli Salame, agradeceu a todos que contribuíram para o projeto acontecer e, destacou, a confiança depositada pelos pais dos alunos no êxito do programa. “Estamos todos felizes pelos resultados que foram alcançados. Esperamos que não fique só na lembrança, mas que os alunos mantenham tudo que lá foi absorvido, inclusive as amizades. Que eles também possam replicar as experiências e mostrar tudo que foi adquirido nesse período para os seus colegas de turma”, ressaltou.

“O intercâmbio vai entrar para o nosso calendário escolar. Não garantimos que sempre será com destino internacional, pois no nosso país também temos diversos destinos que contribuem para a produção de conhecimento sobre a nossa história”, completou a secretária.

Intercâmbio A viagem dos estudantes paraenses aconteceu no período de 30 de maio a 14 de junho, onde eles puderam vivenciar a rotina dos estudantes locais, frequentar escolas, museus, pontos turísticos, e conhecer as cidades de Bragança, Porto e Lisboa, no qual fica localizado o distrito de Belém. Os estudantes ficaram hospedados na casa de alunos portugueses que participaram do projeto em Belém, em junho do ano passado.

“A palavra que define esse momento é agradecimento. Por tudo que passamos nesses 15 dias de viagem. São conquistas que o tempo não apagará, porque as amizades, os vínculos, as experiências, os conhecimentos adquiridos serão eternos”, disse a aluna da Escola Republica de Portugal, Danile Vitória Sousa.

A comitiva era formada por alunos das escolas Honorato Filgueiras (Jurunas), Edson Luís (Guamá), República de Portugal (Marambaia) e Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci), além de um professor por escola, um coordenador da Casa de Estudos Luso-Amazônicos Cela/UFPA e um coordenador da Semec. O critério utilizado para a escolha dos alunos foi, assiduidade, envolvimento nos projetos desenvolvidos na escola, pontualidade e boa nota escolar.

“Essa viagem foi um momento muito grandioso. Lá, tivemos a oportunidade de mostrar como trabalhamos a educação em Belém. Não só escutamos as experiências relatadas por eles, mas também pudemos falar e possibilitar a troca de saberes”, pontuou a diretora da escola Edson Luís, Sandra Oliveira.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar