A Secretaria Municipal de Saúde está na avenida para garantir a saúde e o bem estar de quem participa de mais um desfile das escolas de samba da capital.
Um Posto de Atendimento de Urgência e Emergência foi montado próximo à dispersão e atua em parceria com a equipe do Defesa Civil no atendimento de primeiros socorros, acidentes e qualquer tipo de mal estar de brincantes e público. Médico, enfermeiro e técnico de enfermagem realizam os atendimentos no local.
Uma ambulância do SAMU está de prontidão caso seja necessária a remoção em casos mais graves. Ontem, foram feitos 10 atendimentos no posto, com uma remoção.
A Defesa Civil atua com cerca de 40 socorristas, localizados na concentração e dispersão para conduzir, até os postos de atendimento, as pessoas acometidas de algum mal ou acidentadas durante o desfile. A Defesa também está com dois postos de atendimento que contam com um técnico de enfermagem.
De acordo com o fiscal de apoio, Wallaci Pinheiro, hoje ainda não houve nenhuma ocorrência. Ontem, houve apenas dois casos que precisaram de socorro.
Ação educativa – A Sesma tem ainda uma equipe de 17 agentes que faz a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de realizar a educação preventiva às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS e Doenças Virais, como Hepatite C, com a entrega de folder educativo. Nos dois dias de desfile, a previsão é distribuir 60 mil camisinhas masculinas e 15 preservativos masculinos, além de 10 mil folderes. A ação é feita em parceria com o Movimento Social de Enfrentamento à AIDS.
Texto: Jaqueline Ferreira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								