Equipes da Prefeitura de Belém dão apoio à segurança e organização de blocos na Cidade Velha

Para a estudante Deyse Ramos, o carnaval é a época mais esperada do ano, por isso ela faz questão de participar do maior número de blocos possíveis. A programação escolhida neste sábado, 23, na Cidade Velha, foi um dos blocos mais conhecidos, o Elka.

"É um momento de festa e animação com os amigos. Amo o carnaval e poder curtir os blocos é maravilhoso, principalmente se for com sabedoria e segurança", comentou a estudante.

Para reforçar o apoio à segurança e organização durante o percurso dos blocos, a Prefeitura de Belém mobilizou diversas equipes com ações integradas, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Economia, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém e Guarda Municipal.

No trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizou dois fiscais de transporte alternativo, onze agentes de trânsito, seis apoiadores operacionais e seis viaturas, além de agentes em motos e dois guinchos.

O publicitário Paulo Souza, que participava da festa, aprovou a organização. "Realmente achei que esse ano as vias estão muito organizadas, podemos aproveitar nossa festa com mais segurança, isso é o que importa", afirmou.

A equipe de vigilância sanitária e ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizava o trabalho de fiscalização de poluição sonora. E, em caso de carros com som acima do limite, os proprietários eram alertados. Banheiros químicos também foram colocados no trajeto do cortejo.

Enquanto isso, a segurança no local era garantida pela Guarda Municipal de Belém (GMB) que atuou com equipes dos grupamentos especializados, Ronda da Capital (Rondac), Ações Táticas com Cães (ATAC) e Ações Táticas (GAT). Além de equipes da Polícia Militar e Civil. Porém, o Comandante Geral da GMB, Fernando Queiroz, alerta, que apesar do trabalho conjunto do estado e município para garantir a segurança de todos, é preciso contar com o apoio dos foliões. "É preciso cada um fazer a sua parte para aproveitar o carnaval com segurança. Evitar andar com objetos a mostra, como celular, cordão de ouro ou outras coisas de valor, para não chamar muita atenção e andar em grupo. E, se houver qualquer suspeita, devem procurar um dos guardas".

A Secretaria de Economia (Secon) também esteve presente realizando os serviços de fiscalização e ordenamento do comércio informal, com o objetivo de garantir o ir e vir dos foliões.

As ações continuam no domingo, 24, e nos outros dias de folia.

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar