Equipes da Semma trabalham no retalhamento de árvore que caiu

Duas equipes do setor operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), trabalharam na manhã desta quarta-feira, 17, para retalhar e desobstruir a avenida Generalíssimo Deodoro, no trecho entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, após uma árvore tombar. A árvore é da espécie “Ficus benjamina”, que tem o plantio proibido por Lei.

Uma equipe técnica, composta por engenheiros agrônomos e florestais, também esteve no local acompanhando o serviço. “Assim que recebemos a informação que uma árvore caiu, enviamos equipes do setor operacional e técnico, composto por 10 pessoas, para fazer o retalhamento dos galhos e liberar a via. O retalhamento da árvore tinha cerca de 10 metros, foi finalizado em no máximo 1 hora. Porém, antes mesmo de ser finalizado, as faixas da via iam sendo liberadas, conforme o retalhamento dos galhos”, explica o titular da Semma, Cláudio Alves.

A árvore que tombou é da espécie "Ficus benjamina", que de acordo com a Lei Municipal Nº 8909, de 29 de março de 2012, tem o plantio proibido. De acordo com o artigo 5ª, § 3º, os exemplares de Ficus benjamina L, serão erradicados da arborização em cumprimento a Lei Ordinária nº 8.596, de 25 de junho de 2007.

“A espécie é inadequada para a arborização urbana devido à baixa resistência a ventos fortes e também por apresentarem sistema radicular superficial, que são as raízes superficiais. Além de que a espécie provoca danos às calçadas, tubulações e construções. A Semma não realiza o plantio dessa espécie. Normalmente essas árvores são plantadas pela população, que tem o há bito de moldar a copa da árvore, quando é podada”, explica a engenheira agrônoma da Semma, Danyelle Couri.

“A Semma ao longo dos anos vem retirando essas espécies, porém, parte da população insiste no plantio. Em algumas situações, quando nossa equipe chega para retirar e plantar uma espécie adequada, existe resistência do morador que plantou. Mesmo a Semma retirando, parte da população ainda insiste no plantio”, completa a engenheira agrônoma.

Durante a retirada da árvore, a via precisou ser interditada. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estiveram no local orientando o trânsito.

A Semma está programando para realizar até a próxima sexta-feira, 19, o plantio de uma nova árvore no local, que poderá ser uma mangueira. O plantio será baseado no Plano Municipal de Arborização (PMAB), que orienta a implantação e orientação da arborização urbana de Belém.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar