O pequeno Gabriel Cruz recebeu em casa a visita da equipe da Estratégia Saúde da Família da Pirajá. Nascido há 24 dias, de parto normal, o recém-nascido passou por avaliação física e nutricional. A mãe dele, Darcilene do Santos, recebeu orientações da equipe de saúde e aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a maternidade.
Esta é a segunda vez que a equipe visita a família após o nascimento de Gabriel. De acordo com a enfermeira Franciani Aguiar, coordenadora da ESF Pirajá, o bebê está saudável, com vacina em dias e teste do pezinho realizado. “É uma mãe que cumpriu todo o pré-natal com a gente. Ela iniciou com nove semanas e seis dias e fez mais de sete consultas, sendo que no último trimestre, as consultas passaram a ser quinzenais para monitoramento”, explica a enfermeira.
As visitas domiciliares à puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), aos recém-nascidos e gestantes são rotinas para as equipes de Estratégia Saúde da Família e estão sendo intensificadas durante a 4ª Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Belém, em parceria com o Unicef.
Para a coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Criança, Bárbara Guerreiro, as visitas são a garantia do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do bebê e do quadro clínico da mãe. Também são momentos de orientação sobre higiene, amamentação e planejamento familiar. “Estas visitas contribuem para a redução da taxa mortalidade infantil, que em Belém, nos últimos 14 anos, reduziu em 34,4% a mortalidade em crianças menores de cinco anos”, destacou.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								