Escola de Mosqueiro recebe ação do Pacto Belém pela Vida

Um novo olhar sobre a vida, baseado em perspectivas de uma cultura de paz no ambiente educacional tem sido aplicado nas escolas da rede municipal. Com isso, uma ação de cidadania com o tema “Cultura de Paz: Cidadania, Saberes e Direitos”, foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Programa Pacto do Acolhimento Belém pela Vida. A ação, que reuniu na manhã desta quinta-feira, 5, cerca de 330 alunos, ocorreu na escola Remígio Fernandez, distrito de Mosqueiro.

O objetivo da ação foi discutir com professores e estudantes os problemas que envolvem as práticas de violência, para que ações educativas possam ser desenvolvidas com a finalidade de promover a superação desses problemas, e desta forma resgatar os valores essenciais para a formação integral dos alunos.

Os estudantes foram divididos por turmas para participar de rodas de conversas, atividades dinamizadas e oficinas, onde assuntos diversos foram abordados pelos representantes das instituições que compõem o programa Pacto Belém pela Vida. Temas como o uso de drogas, seus efeitos e consequências, círculo de paz na escola, direitos humanos e educação, protagonismo juvenil, cidadania disciplinar, direitos e deveres na escola e na vida foram abordados em palestras.

Em uma das salas, ocorreu o “Papo Di Rocha” que ministrado pelo coordenador de projetos, da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Ercio Teixeira, mostrou as variadas formas de prevenção das drogas. “Queremos através desta ação sensibilizar os alunos dos perigos do mundo das drogas e da criminalidade, além de mostrar a realidade da vida dentro do cárcere para que desde jovens possam compreender o caminho que devem seguir, que é o da paz”, ressaltou.

Participou também do Papo Di Rocha, o ex-detento Virgílio Macedo, que fez seus relatos de vida através de simulações. Enquanto Virgílio orientava os estudantes para práticas de bom comportamento a partir da socialização baseada na paz, a aluna Joyce Muniz prestava atenção em cada detalhe de sua história com lágrimas nos olhos. “É muito bom ouvir alguém que já passou por esse tipo de situação, agora terei mais cuidado com as minhas amizades e escutarei mais os conselhos dos meus pais para que eu possa caminhar pelo lado do bem, prezando meus estudos”, disse a aluna do 7º ano.

Oficinas

Oficinas artesanais foram desenvolvidas para as crianças de 6 a 7 anos, uma delas foi a de papel reciclado na produção de artigos natalinos. Para a coordenadora da oficina, Norma Moreira, a confecção de peças decorativas para o Natal prega a cultura da paz pelo significado que a data traz para cada um. “Todos estão muito envolvidos e nos falam o que cada símbolo representa para eles, assim conseguiremos levar a paz não só para dentro das salas de aula, mas para a comunidade como um todo”, acredita.

Os professores também puderam participar da programação na palestra sobre Ato Infracional e Ato Interdisciplinar, realizado pelo Ministério Público e Promotoria da Justiça de Belém.

Belém pela Vida

O programa Pacto de Acolhimento Belém pela Vida é uma ação da Prefeitura de Belém que visa programar ações de combate às drogas e enfrentamento aos índices de pobreza através da promoção da cultura de paz.

A meta principal é capacitar crianças, adolescentes, jovens e adultos a adotar condutas positivas, com estímulo crítico, para que possam vir a construir mentalidades novas, capazes de promover transformações sociais.

São parceiros do Belém pela vida o Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Texto: Natasha Albarado

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar