No clima do Carnaval 2022, ainda que de maneira tímida, belenenses vivenciam o momento ao som das tradicionais marchinhas de carnaval, samba-enredo das escolas carnavalescas ou até mesmo ritmos paraenses como brega e carimbó. São dois anos sem o desfile oficial das escolas de samba na Aldeia Cabana devido à pandemia da covid-19.
Em 2021, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), lançou o edital "Carnaval o Ano Todo" para amenizar as consequências do impacto da pandemia em toda comunidade artística.
A escola de samba Boêmios da Vila Famosa foi uma das escolas contempladas pelo edital. O fomento permitiu a geração de emprego e renda às pessoas que trabalham na informalidade.
"O Carnaval O Ano Todo chegou em boa hora e nesse momento eu preciso agradecer de coração ao prefeito Edmilson Rodrigues por essa oportunidade, por acreditar nas escolas de samba e repassar esse fomento às escolas", disse o vice-presidente da Boêmios da Vila Famosa, Arlindo Júnior.
A presidenta da Boêmios, Michele Araújo, explica que com o auxílio foi possível realizar oficinas de corte e costura para a comunidade do distrito de Icoaraci. "Foram os costureiros da escola que ministraram os cursos e certificamos essas pessoas,o que foi muito importante pra comunidade", explicou.
Veja a história completa da Escola de Samba Boêmios da Vila Famosa em Memórias do Carnaval da Gente, da Prefeitura de Belém, pelo YouTube.
Texto: Joyce Assunção