No próximo sábado, 27, é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático, instrumento que tem sua importância reconhecida no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e privadas. Para celebrar a data, a Escola Municipal Rita Nery realizou uma programação especial nesta sexta-feira, 26, com o lançamento do livro "Todos contra o Mosquito", que de forma didática explica as formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Reconhecemos a importância do livro didático na vida dos nossos alunos, então decidimos fazer a culminância da campanha ‘Xô Mosquito’ com a produção deste livro. Acredito que esta é a melhor maneira de incentivá-los desde cedo ao hábito da leitura”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Rita Nery, Letícia França.
Na ocasião, os alunos realizaram dramatizações teatrais a partir do livro e emocionaram os pais. “Sempre busquei o melhor para os meus filhos e por ter recebido boas referências das escolas municipais aqui em Belém, foi que matriculei meu filho Cauã aqui na Rita Nery. Quando ele chegou não conhecia nem o alfabeto, e, hoje, já sabe ler e escrever. Por este motivo matriculei também minha outra filha, Camile, que já me surpreendeu com a produção deste livro”, contou Camila Sidonio, feliz com o resultado positivo dos filhos.
Belém é a única cidade da região norte com bibliotecas em todas as escolas municipais. No Brasil, de acordo com dados do Censo Escolar 2013, compilados pelo portal Qedu, apenas 35% das escolas, sejam elas públicas ou particulares, possuem bibliotecas. A capital paraense aparece como uma exceção nacional no que diz respeito à existência do espaço, pois está prestes a atingir a meta prevista na Lei 12.224, que estabelece a existência de uma biblioteca em cada escola.
Com apenas cinco anos, o aluno da Escola Municipal Rita Nery, Augusto Mota já entende a importância da biblioteca escolar. “Eu gosto de ir para a biblioteca porque tem muitos livros e assim me sinto motivado a ler e escrever também”, destacou.
As bibliotecas escolares municipais de Belém possuem um amplo e diversificado acervo bibliográfico composto por livros didáticos e literários, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também de doações.
Com tantos investimentos na educação municipal, projetos importantes, que estimulam a leitura e escrita, vêm sendo alavancados na cidade nos últimos três anos. Em 2015, Belém foi uma das três cidades brasileiras contempladas pelo Projeto Trilhas, do Instituto Natura, com o prêmio de Município Leitor.
“A boa estruturação e os bons recursos nos ajudam a realizar um trabalho com excelência em prol da educação de qualidade. Sem esse apoio da Prefeitura de Belém junto ao Sismube não seria possível desenvolver bons projetos em incentivo à leitura. Nossos alunos hoje são referência em outras escolas e esse é um retorno muito positivo que nós temos”, finalizou a professora da biblioteca da Escola Rita Nery, Orlene Neves.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								