Escola Vera Simplício debate prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

"Nesta palestra de hoje tirei muitas dúvidas sobre educação e saúde. Foi muito importante pra mim porque, agora, como mãe de três crianças, estou orientada e sei como proceder", destacou Adenísia Silva, que, junto com outras mães, pais e responsávais, participou das palestras que o Programa Saúde na Escola (PSE) levou para a escola estadual Vera Simplício, no bairro do Telégrafo.

Programação – As palestras tiveram como temas Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pelo Maio Laranja, e Prevenção e acidentes de trânsito, pelo Maio Amarelo. Com esses debates, o PSE cumpriu com seu objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para o enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A coordenadora da referência técnica de prevenção de acidentes e violência da Secretaria Municipal de Saúde, Maísa Gomes, destacou a importância de se trabalhar a prevenção dessas ocorrências.

Prevenir e mudar comportamentos – "A escola é o espaço ideal e mais adequado para isso. É muito importante trabalhar esse cuidado com as nossas crianças e adolescentes, esse cuidado consigo. A partir do momento em que a gente começa a entender que precisamos prevenir e mudar comportamentos, a gente faz a prevenção e trabalha a promoção da saúde na escola", destaca.

A manicure Verena Figueiredo, que participou das palestras concorda. "São situações que podem acontecer dentro de casa. São comuns. A gente vê todo dia na televisão casos de violência praticados contra crianças e adolescentes. Então, precisamos discutir isso, inclusive, envolvendo nossas crianças. Essa é a melhor forma de prevenção", afirma.

Parceria imprescindível – A gerente da Unidade Municipal de Saúde (UMS) Vila da Barca, Rosa Claúdia Ferreira, explica que, para essa política setorial acontecer, a parceria com a escola é imprescindível. "Estamos aqui com todo o corpo técnico da unidade e estamos muito felizes pela quantidade de pais que participaram dessa nossa roda de conversa. Essa parceria saúde e escola é importante, para que a gente alcance os resultados almejados pelo PSE", reforça.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar