Escolas de samba homenageiam os 400 anos de Belém

Nas fantasias, nas alas, carros alegóricos e na letra do samba. As homenagens em comemoração aos 400 anos de Belém se concentram, agora, na pista da avenida Pedro Miranda, na Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel. No desfile deste sábado, 30, as oito escolas do 1° grupo terão Belém como tema da apresentação.

A feira do Ver-o-Peso, o calor, a chuva, a cultura, a gastronomia e todo o histórico da cidade se tornam elementos para sambistas e brincantes da folia.

Veja o que cada escola prepara para a apresentação:

1. Associação Carnavalesca Mocidade Unida do Benguí

Tema: “Nos quatrocentos anos de Belém com Belém com Bento Maravilha a Mocidade Vem”.

Bento Pereira ou “Bento Maravilha” foi quem construiu os primeiros trios-elétricos da região, alguns com engrenagens requintadas, onde o palco girava. Pesquisou e desenvolveu caixas acústicas e desenvolveu sensores (triggers) para bumbo de bateria.

2. Associação Carnavalesca Xodó da Nega

Tema: “Quem vai querer? Temos tecido francês erva da floresta e bugigangas do chinês”.

A escola retratará o comércio de Belém, que tem como começo a João Alfredo, embelezada pelo Ciclo da Borracha. A pirataria e os chineses que têm tomado conta das lojas nas ruas do local também serão personagens da agremiação.

3. Piratas da Batucada

Tema: “Belém, Por uma Cuíra de fazer Teatro”.

A Piratas da Batucada homenageia, neste ano, os artistas de Belém com um passeio pelos espetáculos do Grupo Cuíra. Na avenida, os foliões vão acompanhar a trajetória da escola que traz “As Gatosas” (nome de uma das peças mais conhecidas do grupo) para sambar na avenida.

4. Escola de Samba da Matinha

Tema: “Olê, Olá Belém: Das tuas janelas, vislumbram-se os verões e invernos das quatrocentas primaveras da bela Cidade das Mangueiras”.

A composição “Janelas de Belém”, de Alcyr Guimarães, foi a inspiração para o enredo da escola. Os casarões coloniais com suas fachadas decoradas com azulejos portugueses serão incorporados na avenida.

5. Rancho Não Posso me Amofiná

Tema: “A Dança das Folhas na Cidade das Mangueiras”.

O mesmo enredo de 1982 será trazido pelo Rancho. Será uma releitura da canção. As comidas típicas da região, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o cheiro do Pará serão trazidos para avenida pela escola de samba eleita campeã no Carnaval 2015.

6. A Grande Família

Tema: “Belém de Dentro Pra Fora”

Prédios históricos, como o Palácio Lauro Sodré, Tribunal de Justiça e o Theatro da Paz serão mostrados “de dentro pra fora”, como diz o enredo da escola. Ao invés da fachada, a escola decidiu exaltar todos esses monumentos de uma visão interior.

7. Quem São Eles

Tema: “Um diamante grená e branco nos 400 anos de Belém”.

A escola entra na avenida comemorando, também, 70 anos de fundação. A diretoria do grupo pretende demonstrar o amor por Belém, destacando o que há de melhor na cidade, relembrar momentos marcantes e fazer uma reflexão sobre a fé.

8. Bole-Bole

Tema: “Belém 400 anos: a festa no Guamá já começou”.

Os três carros alegóricos da Bole Bole trarão um bolo para comemorar os 400 anos da cidade e rememorar três momentos de sua vida: o surgimento, o período áureo da Borracha e sua vida contemporânea.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar