Escolas municipais dão início ao ano letivo em Belém

A educação é um direito constitucional para qualquer cidadão e mesmo em tempos de pandemia deve ser promovida. Para honrar com este compromisso, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu diversas formações com professores e iniciou nesta segunda-feira, 12, o ano letivo 2021 com aulas não presenciais.

A rede municipal de ensino contém 204 escolas municipais de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens, adultos e idosos. Ao todo são mais de 70 mil estudantes. Neste retorno das aulas, cada escola irá atender os estudantes conforme a realidade da comunidade escolar, utilizando recursos que vão desde ferramentas tecnológicas até atividades impressas.

“Hoje, estudantes da rede municipal tem o seu direito, fundamental, ao ensino retomado em Belém. A educação não presencial não compreende somente o acesso ao ensino tecnológico, porque temos escolas de ilhas e assentamentos, que a internet nem chega. Os nossos professores estão promovendo várias ações de gravação de vídeos e material impresso para chegar para eles. Multiplicidade de ações para diferentes territórios para que os nossos estudantes tenho direito à educação”, disse a secretária de Educação, Márcia Bittencourt.

Escolas – Neste primeiro dia de aula, escolas municipais em regime de escala estão entregando o material escolar e kits pedagógicos aos responsáveis, por horário marcado e dentro dos protocolos sanitários para evitar aglomeração. E professores em teletrabalho por meio do grupo de Whatsapp começam a acolher os estudantes passando a orientação das primeiras atividades. O dia começou com muito entusiasmo para pais e estudantes.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Ensino Fundamental (EMEIF) Comandante Klautau, localizada no bairro do Barreiro, que atende 483 estudantes, houve entrega dos livros didáticos, mochilas, atividades pedagógicas e avaliação diagnóstica de forma tranquila conforme os horários determinados. “É muito importante este momento de entrega do material. A gente acolhe e esclarecer a modalidade remota e isso já dá um conforto maior aos pais”, disse Karina Portal, diretora da escola que ressaltou que, hoje, os alunos estão recebendo os vídeos de apresentação dos professores junto com a orientação das atividades.

Em Mosqueiro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Chaves, que atende 429 alunos, o primeiro dia de aula não presencial foi tranquilo. Os pais receberam todas as orientações sobre o estudo em casa. “Preparamos um calendário durante esta semana para que os pais recebam as atividades e as orientações com o professor. Dessa maneira que nós conseguimos organizar este primeiro contato com os pais. Assim, vamos garantir as atividades para as crianças, que estavam muito ansiosos para as aulas, que serão virtuais por videochamada”, disse Cristiane do Socorro da Silva, diretora da escola.

Pais – “Estou muito grata à direção e coordenação da escola, porque meu filho tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e sempre foi muito bem atendido. E estávamos esperando muito por este material para o desenvolvimento dele”, Érica Martins Pereira, 37, mãe do Pedro Roberto Pereira e Silva, estudante do 2º ano, da EMEIF Comandante Klautau.

“Vim pegar o material para ajudar minha filha a estudar em casa. Espero que essa pandemia passe logo, para que nossos filhos possam retornar as escolas, encontrar seus coleguinhas e suas professoras”, disse Hosana Conceição da Silva Nascimento, mãe da Anny Gabrielle nascimento Alves, de 6 anos, estudante do 1º ano, da EMEF Lauro Chaves.

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar