Escolas municipais de Belém constroem o PPP junto às comunidades

Após a Secretaria Municipal de Educação (Semec) devolver autonomia às escolas para promover uma gestão democrática e realizar encontros de formação norteados pela proposta educacional de Paulo Freire, as 204 unidades educacionais de Belém começaram a construir o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) com a participação da comunidade, por meio de encontros virtuais. Alguns com a presença de especialistas.

O PPP, documento que registra as atividades pedagógicas que serão implantadas na escola ao longo de um determinado período, leva em consideração a realidade socioeconômica e cultural de cada comunidade escolar. Por meio de uma diagnose da escola, dos alunos e da família é construída a identidade da instituição, estabelecendo planos de ações e metas para melhorar cada vez mais o ensino-aprendizagem dos estudantes. Este documento é compartilhado aos setores da escola e serve de referência para uma avaliação continua das ações.

Na Unidade Municipal de Educação Infantil Rotary Clube Belém de Nazaré, localizada no bairro de Carananduba, em Mosqueiro, que atualmente atende mais de cem crianças de 3 a 5 anos de idade, ocorrem encontros virtuais para debater leituras e estratégias pertinentes à realidade dos moradores da área.

De acordo com a gestora da unidade, Eliane Paixão da Silva, “além das leituras Freireanas direcionadas aos professores, buscamos reforçar o pensamento humanitário da escola que está sempre de portas abertas para a comunidade”. A professora ainda ressalta que a unidade existe há quase 30 anos e cuida de crianças como seres ativos e de direitos, num ambiente adequado com 21 profissionais de educação. A horta escolar é um dos projetos de destaque na escola por estimular a alimentação saudável desde a primeira infância.

Mãe de Ana Sophia, estudante do Jardim I da Escola Rotary Clube Belém de Nazaré, Vitória de Freitas Dias afirma constatar a boa relação da escola com os pais dos alunos. “Nós, pais, temos livre acesso à unidade. Sempre que temos dúvidas a escola responde. Somos comunicados de tudo. Sou muito grata por fazer parte da construção do PPP, representando a comunidade. Tento contribuir com algumas sugestões de melhorias para a escola”, disse.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Leite Caminha, localizada no bairro do Mangueirão, também está promovendo uma semana formativa, iniciada na última segunda-feira, 1, e que encerra hoje, 4 de março. O objetivo é debater e construir o PPP da instituição escolar, que atende mais de 900 alunos do 1º ao 9º ano e educação de jovens, adultos e idosos, de diversos bairros no entorno. Em 30 anos, a escola sempre foi muito atuante com diversos projetos sociais, entre eles a horta escolar, rádio cultural, capoeira, africanidade e, atualmente, com o grupo cultural Terra Cabocla, formado por moradores, premiado internacionalmente.

“Além de oportunizar aprendizados, exercitamos a participação democrática, o acolhimento do outro e de conhecimentos. O fortalecimento de laços entre os atores que atuam na escola, com respeito e sentimento de pertencimento à instituição ultrapassa os muros da escola. A participação ativa das famílias é muito importante para a construção de uma nova escola”, comentou a professora de Informática Educativa, Lúcia da Silva Monteiro Piedade, sobre a vivência formativa.

Durante esta semana, outras escolas municipais realizarão atividades para debater de diversos temas que norteiam a educação pertinente ao momento de pandemia. Em paralelo, a Semec aguarda aprovação do calendário letivo 2021, que será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação (CME) para compartilhar com as escolas municipais, visando o retorno das aulas de forma remota, uma vez que a pandemia, ainda, encontra-se instável.

Texto: Tábita Oliveira

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