O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – Pará e Amapá (TRT 8ª Região-PA/AP) criou a campanha “Têm criança precisando de nós!”, com o objetivo de arrecadar resmas de papel e doá-las às escolas públicas de Belém. A campanha é promovida pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à aprendizagem do TRT 8ª Região-PA/AP, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT8) e Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (FPETIPA).
A juíza do Trabalho, Vanilza Malcher, em um vídeo da campanha, reforça que o artigo 205, da Constituição Federal, determina que a sociedade deve colaborar com o Estado e a família na promoção e incentivo à Educação.
“Isso se torna muito mais necessário nesse período de pandemia, em que fomos pegos de surpresas e tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. Em razão disso, estamos desenvolvimento a campanha “Têm criança precisando de nós!”, para arrecadar 5 mil resmas de papel. Queremos contribuir com a produção das atividades escolares encaminhas pelos professores às casas dos alunos que, em elevado número, sofrem os efeitos da exclusão digital”, informou.
Na última sexta-feira, 9, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maroja Neto, localizada no Distrito de Mosqueiro, foi uma das contempladas. A doação irá ajudar a produzir as atividades pedagógicas para os alunos, que retornam às aulas não presenciais na próxima segunda-feira, dia 12. A escola atende 646 estudantes.
Marluce de Fátima da Silva, diretora da instituição de ensino, conta que ficou feliz ao receber a ligação da juíza avisando que a escola seria beneficiada com a doação. “Estamos muito felizes com a doação das resmas de papel. Estávamos precisando para organizar o material que vai ser entregue aos alunos”, disse.
Segundo ela, “como todos sabem, além da situação socioeconômica das famílias, ainda temos a falta de acesso à internet, que aumenta a exclusão. Essa parceria chegou em ótima hora, pois irá contribuir bastante para garantirmos que todos os alunos sejam contemplados com as atividades impressas, que neste momento é a modalidade mais pertinente para a nossa realidade”.
Mais de 20 escolas municipais receberão o material doado, incluindo as escolas do campo e das ilhas, sul e norte de Belém. No próximo dia 13, será a vez das escolas ribeirinhas EMEC Milton Monte e anexos escolares Nazaré e Nossa Senhora dos Navegantes; EMEC Sebastião Quaresma e anexo escolar Santo Antônio, instituições de ensino localizadas na ilha do Combu. Além da EMEC Maria Clemildes e anexo Bacabeira; e EMEC Angelus Nascimento, localizadas em Mosqueiro.
A secretária de Educação, Márcia Bittencourt agradeceu a corrente de solidariedade em prol dos estudantes municipais. “É com imensa alegria que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) recebe a doação da juíza do Trabalho, Vanilza Malcher. Nós da Semec, professores, diretores, estudantes estamos gratos a esse movimento de solidariedade, a essa campanha tão importante de estímulo a aprendizagem. Gratidão profunda também ao Ministério Público do Trabalho (MPT8) e ao Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (FPETIPA)”, agradeceu.
Serviço
A campanha segue até o dia 15 de abril. O TRT informa que o cadastro das escolas beneficiadas já foi concluído e para participar com doação de resma de papel, basta entrar em contato pelos números (91) 98113-4124, 98018-3778. Se inspire AQUI e contribua.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								