Espaços gastronômicos movimentam a economia e valorizam comércio local

Com a Estação Ambulódromo e a Estação Gastronômica, a Domingueira, mais uma vez, leva oportunidade de incrementar as vendas no comércio popular.

Projeto itinerante da Prefeitura de Belém, a Domingueira teve a segunda edição realizada neste domingo (7), no bairro do Jurunas, em Belém. No trecho da avenida 16 de novembro, entre rua Cesário Alvim e avenida Roberto Camelier, a população contou com programação gratuita de serviços e lazer para diferentes públicos, de 15h às 21h.

Mais uma vez o empreendedor local foi valorizado. Os comerciantes do bairro puderam dispor de uma ampla área de gastronomia. O Ambulódromo e a Estação Gastronômica da Domingueira do Jurunas, espaços disponibilizados pela Prefeitura de Belém, possibilitaram aos comerciantes o impulsionamento das vendas em mais uma edição do circuito.

A Estação Ambulódromo teve 25 permissionários cadastrados pela Prefeitura de Belém.

Ordenamento e fiscalização

Localizado bem ao lado do São José Liberto, o Ambulódromo recebeu 25 trabalhadores, a grande maioria jurunenses, de diversos setores de venda de alimentos e pequenos empreendedores, como bombonzeiros e pipoqueiros.

Desde o sábado à tarde a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) atuou no ordenamento e na fiscalização desses permissionários. O trabalho de ordenamento continuou durante a manhã do domingo e foi realizado por 21 servidores , em parceria com agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel).

Os permissionários estavam animados com a perspectiva de boas vendas na segunda edição da Domingueira. “Esta é uma excelente oportunidade para quem atua na venda de refeições. Tenho certeza que esse evento vai se firmar no calendário do comércio popular de Belém como uma excelente oportunidade para aumentar nosso faturamento”, disse a permissionária Dejeane Padilha, que vendeu refeições no Ambulódromo com o marido e a sobrinha.

Dejeane Padilha teve o apoio do marido e da sobrinha na venda de refeições durante a segunda Domingueira.

Gastronomia criativa e pertencimento jurunense

Ao lado do Ambulódromo, a Estação Gastronômica teve a participação de 20 empreendedores cadastrados junto à Sedcon, com a venda de refeições, chocolates, mingau, hambúrguer e outros.

“Trabalhar no nosso bairro nos proporciona um sentimento de pertencimento bem gostoso”, revelou Priscila Boulhosa, 43 anos, moradora do bairro do Jurunas, que vendeu refeições na Estação Gastronômica.

Para a clientela que consumiu os produtos dos comerciantes da Domingueira, a Estação Gastronômica foi um evento à parte. Teve gente que veio de longe para experimentar o melhor da culinária.

“Vim do município de Bujaru para conhecer o evento e tô adorando tudo. A gente se sente seguro, com todo o aparato necessário e a energia é contagiante. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa. Um evento muito importante, não só pra cultura, mas também para essas pessoas que vêm vender aqui e conseguem uma renda extra”, disse a assistente social Marcela Ferreira, 41 anos, enquanto saboreava um sorvete com o filho.

A assistente social Marcela Ferreira veio do município de Bujaru para conhecer a Domingueira ,, ao lado do filho.

“Essa segunda edição da Domingueira mostrou que o evento da Prefeitura de Belém veio se firmar na agenda do belenense. A Sedcon já espera, ansiosamente, para saber onde será a próxima edição dessa grande festa popular, que irá acontecer todo primeiro domingo do mês, impulsionando a nossa economia popular”, pontuou André Cunha, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A Domingueira é fruto de uma articulação coletiva da Prefeitura de Belém e realizada sempre todo o primeiro domingo do mês para oferecer uma experiência completa ao público belenense.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar