"Achei muito válido e inovador proporcionar aos veranistas o acesso a esportes como estes que você só vê em praias nordestinas, por exemplo”. Foi com essa satisfação que a promotora de evento, Ana Claudia Matias, participou, na manhã deste sábado, 11, em Mosqueiro, da oficina de uma modalidade de esporte que tem despertado o interesse de muitas pessoas, o stand up padle (sup).
A ação faz parte da Oficina de Esportes Radicais promovida pela prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em parceria com a Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo). De sábado, 11, até domingo, 12, crianças, jovens e adultos podem participar de aulas gratuitas de sup, surf, skate, wake board e kitesurf.
As oficinas são ministradas por instrutores da Federação Paraense de Surf, filiados à Confederação Brasileira, com auxílio de professores da Sejel que atuam no trabalho de alongamento e aquecimento de instrutores e participantes das oficinas.
Para a professora Marta Marinho, realizar a oficina de stand up padle foi um desafio. “Foi a primeira vez que tive contato com esse esporte e achei muito boa a experiência. Os instrutores orientam muito bem. Eles estão preocupados com o nosso desempenho e bem estar”, comemora.
De acordo com o presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho, as oficinas acontecem pelo terceiro ano seguido na ilha e tem recebido grande procura de moradores e visitantes da ilha. “A receptividade está enorme, todos querem sentir a adrenalina de um esporte radical”, avalia o instrutor.
Segundo ele, a previsão é atender cerca de 400 pessoas nos dois dias de oficinas, que estão abertas e não tem limite de idade. As aulas são realizadas no final da praia do Farol, onde o fluxo menos intenso garante tranquilidade para os participantes.
Noélio Sobrinho destaca ainda que as oficinas servem como preparação para a primeira edição dos Jogos das Águas e da Floresta, uma competição de esportes radicais prevista para acontecer ainda este ano, em Mosqueiro.
A Oficina de Esportes Radicais prossegue no domingo, 12, de 9h às 16h. Neste domingo, também será realizada a II Etapa do Interbairros de Skate, no half piper da praia do Chapéu Virado. A coordenação espera cerca de 100 participantes nas modalidades skate, patins e BMX. Recentemente a rampa passou por uma revitalização e está pronta para receber as manobras radicais. As inscrições para o Interbairros são gratuitas e podem ser feitas na hora.
Texto: Jaqueline Ferreira