Estação 1ª de Maracajá é a grande campeã do Carnaval de Mosqueiro. Com o enredo "Da Feliz Lusitânia ao Rancho não Posso me Amofinar a Estação comemora 400 anos de Belém do Grão Pará" a escola conquistou o bicampeonato. A apuração das notas aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 11, na Praça Matriz da ilha.
A presidente do grupo carnavalesco vencedor, Iracema César, não escondia a emoção da conquista. "É uma alegria muito grande que sinto nesse momento. Foram meses de muito trabalho. Essa vitória dedicamos para toda a comunidade do Maracajá que esteve presente em todos os momentos", disse emocionada.
Foram dez quesitos avaliados pelos jurados: bateria, enredo, samba-enredo, alegoria, fantasia, evolução, harmonia, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, e porta estandarte. Ainda foram analisados outros detalhes das apresentações, como o número de brincantes e o uso de fantasias inéditas pelas agremiações – sujeitos a penalidades quando não cumpridos.
"Não avaliamos a escola apenas na avenida. É uma análise desde a concentração até a dispersão", ressaltou o gerente de infraestrutura da Fundação Cultural do Município de Belém, Ivair Oliveira.
Disputaram a primeira colocação quatro escolas: Agremiação Carnavalesca Pele Vermelha, que obteve o segundo lugar; Universidade de Samba Piratas da Ilha, que ficou em terceiro lugar; e a Universidade de Samba do Mosqueiro (UNISAM). O desfile oficial, realizado no último domingo, 07, também contou com a participação da Associação Carnavalesca Império de Samba do Aeroporto, que fez sua estreia no Carnaval mosqueirense, mas não entrou na disputa, pois não fez a inscrição dentro do período regulamentado.
Carnaval de Belém – A apuração das notas do carnaval de Belém acontecerá no próximo sábado, 13, na Aldeia Amazônica, a partir das 9h.
Texto: Andreza Carvalho