A Secretaria Municipal de Educação (Semec) começou a aplicar a prova do Sistema de Avaliação da Educação (Saeb) nesta quarta-feira, 17, e segue até 10 de dezembro. 75 escolas municipais de ensino fundamental, incluindo anexos, participam da avaliação.
O processo de avaliação é organizado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. A prova busca calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) das escolas públicas e privadas, que possuem dez ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Com foco nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, a Semec tem como meta para 2021 alcançar 5.3 nos anos iniciais e 5.1 nos anos finais na avaliação.
Desafio das escolas públicas
Em matemática, a Semec atingiu 208,77 pontos ficando no nível 4 básico, em que os alunos precisam melhorar para continuar os estudos.
De modo geral, em 2019, a rede ficou com 0.94 pontos, ou seja, a cada 100 alunos da rede municipal, seis não foram aprovados e podem ter abandonado a escola (evasão), canceladas as matrículas ou terem sido reprovados.
Mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, educadores se dedicaram na preparação dos alunos para a prova Saeb.
Professores ajudam na preparação para o Saeb 2021
Segundo o coordenador do Ensino Fundamental da Semec, Paulo Augusto da Costa Silva, a prova Saeb é um grande desafio. “A Semec está empenhada em garantir a frequência de pelo menos 80% dos alunos na aplicação da prova, uma vez que eles ficaram distantes dois anos das salas de aula por conta da pandemia”.
Paulo Augusto ressalta que a prova é aplicada nos anos ímpares e a aprendizagem está numa escala de 0 a 500 pontos. Em 2019 a rede municipal de Belém alcançou 200,51 pontos em língua portuguesa, conquistando o nível 4 de proficiência, em que os alunos encontram-se preparados para continuar os estudos.
Diretor da EMEF República de Portugal, na Marambaia, Thiago Augusto de Oliveira da Conceição, explica que a expectativa é grande, levando em consideração o retorno das aulas presenciais.
“Apesar das dificuldades da pandemia, a escola está com muita expectativa para um bom resultado. Para isso, aplicamos exercícios neste último mês, por meio de simulado para o 5º e 9º anos. Tivemos aulas intensas de língua portuguesa e matemática, tudo para preparar os alunos para a avaliação do Saeb”, contou o professor, que acompanhou a aplicação da prova na sua escola.
Com dias diferentes de aplicação de prova, a EMEIF João Carlos Batista, na Cabanagem, aproveitou esta quarta-feira, 17, para aplicar um simulado para os alunos que farão a prova no próximo dia 24 de novembro.
O diretor André Lemos Medeiros diz está feliz e os alunos ansiosos para o dia. “Tivemos hoje 90% de frequência das turmas e vamos fazer a busca ativa dos alunos ausentes para garantir que, no dia da prova, estejam presentes 100% das turmas”, informou.
Saeb 2021 – Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participam do Saeb neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática.
Este ano, o Saeb mantém a inclusão da Educação Infantil de forma amostral com os diretores e professores, por meio de questionários eletrônicos e com alunos do 9º ano, por meio de testes cognitivos de ciências da natureza e humanas.
Texto: Tábita Oliveira