Famílias reassentadas pela Prefeitura de Belém conquistam moradia digna e regularizada

Aos 57 anos, finalmente conquistar o título de posse da casa própria é a realização de um sonho para a aposentada Benedita Reis da Silva, que nesta quinta-feira, 31, será uma das contempladas com o título de regularização fundiária de um apartamento no Conjunto Habitacional Comandante Antônio Vinagre, na Av. Almirante Barroso.

Em junho, Benedita completará quatro anos morando no Conjunto, período no qual sua vida mudou bastante. “Eu digo que saí da beira da vala, porque a minha casa era assim mesmo, era um quartinho que sempre alagava”, afirma. Ela morava na Av. Bernardo Sayão, entre Santa Fé e Vila Santa, e com a chegada das obras de macrodrenagem ao local, pelo Programa de Saneamento da Bacia Estrada Nova (Promaben), ela foi uma das beneficiadas por um empreendimento de 126 unidades habitacionais da Prefeitura de Belém, que garantiu moradia digna para famílias que moravam na Bacia do Tucunduba e Estrada Nova.

“Eu não penso em sair daqui nunca mais, sempre pedi pra Deus me dar uma casa própria e consegui. Aqui é muito bom, confortável e, agora, é mais quem vem me visitar”, conta sorrindo, antes de afirmar que receber o título da casa própria é a concretização do momento mais esperado, pois “agora a casa vai ser minha mesmo”, disse.

Nessa etapa, a Prefeitura de Belém entregará o título de Regularização Fundiária para 63 famílias que moram no Conjunto. “A nossa meta era neste primeiro semestre entregar 50% dos títulos e a previsão é até o segundo semestre de 2016 entregar o restante”, destacou o coordenador geral do Promaben, Canuto Brandão, que vem desenvolvendo um trabalho conjunto com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), para realizar a regularização fundiária das unidades habitacionais.

Wanderléa de Sousa, de 40 anos, é uma das pessoas que vai receber o título da casa própria já nesta quinta-feira. “É muito importante estar com o título em mãos e garantir que temos um imóvel nosso”, ressalta. Para ela, morar com os dois filhos em um apartamento seguro, com dois quartos, sala de estar, banheiro e cozinha lhe proporcionou a qualidade de vida que nunca teve. “Onde morávamos antes, sempre que chovia, alagava tudo, cheguei a perder móveis e eletrodomésticos por causa disso”, revela.

Hoje os filhos de Wanderléa, Wendel e Osienne de Sousa Ferreira, de 17 e 21 anos, respectivamente, tem a tranqulidade de morar em uma área central, acessível e mais segura, o que explica o sorriso no rosto de Wanderléa ao afirmar que “aqui é tudo de bom, além de ser mais confortável e espaçoso”.

A entrega dos títulos de Regularização Fundiária dos moradores reassentados no Conjunto Habitacional Comandante Cabano Antônio Vinagre, será nesta quinta-feira, dia 31, às 17h, no auditório da Codem, e de acordo com o coordenador geral do Promaben, Canuto Brandão, essa etapa cumpre a formalização de um longo trabalho conjunto da gestão municipal. “É importante resgatar a cidadania dessas pessoas, pois a regularização permite que elas sejam de fato donas do imóvel e tenham até possibilidade de fazer melhorias”, afirma.

Texto: Kennya Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar