Famílias vítimas de chuvas em Belém recebem assistência

Desde o último dia 10, a Prefeitura de Belém vem recebendo doações para as famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram a capital paraense este mês. Entre os itens doados estão roupas, calçados, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e artigos de cama e banho. E nesta sexta-feira, 13, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) visitou os locais afetados.

“Estamos criando um cadastro das famílias que tiveram suas casas tomadas pela água. Temos um cronograma e as visitas e doações estão ocorrendo de acordo com um planejamento. Nosso objetivo é atender o maior número de famílias possível”, pontuou a presidente da Funpapa Adriana Azevedo.

A dona Joelma Belo, 52 anos, é moradora do conjunto Promorar, bairro Maracangalha, e foi uma das vítimas destes alagamentos. “Foi um momento horrível, nunca tinha passado isso na minha vida. De repente, a água invadiu toda minha casa. Perdi máquina de lavar, colchão, documentos e outros pertences. Graças a Deus estou recebendo ajuda da Prefeitura. Com o tempo vou conseguir me erguer”, declarou a diarista.

“Estamos visitando um dos pontos mais afetado pelas chuvas. Sabemos das necessidades de todos, mas existem casos excepcionais, como a situação da casa da dona Joelma. Nosso papel é fazer a escuta e saber as reais necessidades. No caso dela, necessitava com urgência de colchão para a filha, então aproveitamos e trouxemos apoio alimentar”, destacou a presidente da Funpapa.

Assistência – Como forma de prestar um melhor atendimento às famílias afetadas, a Prefeitura instalou um Comitê de Crise com o objetivo de tomar medidas emergenciais quanto ao encaminhamento de famílias atingidas. Nele, os órgãos municipais que atuam de forma integrada são: Defesa Civil Municipal, Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB), e Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e Meio Ambiente (Semma).

A necessidade imediata das famílias são cestas básicas, materiais de limpeza, materiais de higiene, água mineral, colchão, redes, entre outros itens. As famílias estão sendo orientadas também a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro, para outros atendimentos sociais disponibilizados pela assistência.

O jovem Allison Diego tenta organizar a casa depois do ocorrido. “Foi uma correria, a água foi entrando e fomos tentando salvar algumas coisas, mas infelizmente perdemos a geladeira. Agora estamos tentando nos organizar”, contou.

Doações – As doações podem ser feitas na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado e domingo das 8h às 18h.
A Prefeitura disponibiliza contatos de emergência para informação e assistência às pessoas atingidas:
– Defesa Civil: 98439-0646;
– Funpapa: 98733-2914 e
– Promaben: 0800-0950016 (exclusivo para moradores da área da Bacia da Estrada Nova).

Texto: Márcia Moraes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar