Feira de adoção chega à 10ª edição com novos lares para cerca de 300 cães e gatos

“Ela estava no cantinho, tão quietinha e me encantei por ela. Para quê comprar, se tem tantos bichinhos na rua, sem lar, precisando de carinho?”. Com esse questionamento teve início a relação de afeto entre a estudante Kethelyn de Lima Ribalti, 16 anos, e sua nova gatinha estimação, adotada na 10ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada na Praça Amazonas, na manhã deste domingo, 22.

Cerca de 50 cães e gatos malhados, pintados, pretos, brancos, pequenos, grandes, machos e fêmeas, foram colocados à disposição dos visitantes interessados em ofereccer uma nova família para os animais que já estiveram abandonados. Até o meio da manhã, metade dos bichos expostos já haviam sido adotados. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Altevir Lopes, todos os animais antes de irem para adoção passam por avaliação médica e vários cuidados. “Eles vêm limpos para a feira, são vermifugados, vacinados e castrados para evitar que tenham filhotes e o número de animais na rua aumente”, explica Altevir.

Para assegurar que o animal adotado será bem tratado e que a pessoa tem condições de cuidar dele, uma equipe do CCZ faz uma avaliação social e psicológica. Em seguida, caso seja aprovado, é assinado o termo de compromisso para entrega do animal. Os adotantes devem ser maiores de 18 anos e apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

A feira já promoveu a adoção de cerca de 270 animais nas nove edições anteriores e, neste domingo, pelo menos outros 25 ganharam um novo lar. As ações são realizadas uma vez por mês, em praças de Belém. “Dar um lar para animais abandonados é o principal objetivo da Feira de Adoção, que já é realizada há um ano e está na 10º edição, comprovando que está dando certo e vem cumprindo seu papel”, destacou o secretário municipal de Saúde, Sergio Amorim.

Os animais que não são adotados voltam para o CCZ e pode ser adotados no centro. De acordo com dados da Sesma, em 2015 foram recolhidos das ruas de Belém 388 cães, dentre eles, 137 foram machos e 201 fêmeas. Já os gatos somaram 252, sendo 106 machos e 146 fêmeas. Só no mês de abril deste ano 133 cães e 112 gatos foram resgatados das ruas de Belém. Os bairros periféricos são os que mais registram adoções, se comparados aos bairros de classe média.

Durante a feira, a Sesma também ofereceu os serviços de vacinação de animais, orientações sobre bichos peçonhentos e verificação de pressão arterial. Participaram ainda Ouvidoria da Prefeitura; banda da Guarda Municipal; Portal do Trabalhador, com emissão de carteira de trabalho; Semob, com a presença do Semobinho, e Sejel, com o projeto Brinca Belém.

Serviço:

O CCZ fica na rodovia Augusto Montenegro, km 11. Os telefones são (91) 3344-2350 e 3227-0355

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar