Moradores do conjunto Marex, no bairro de Val-de-Cans, aproveitaram a manhã ensolarada deste domingo, 21, para participar da 3ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela Prefeitura Municipal de Belém.
A feira busca aproximar os animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com famílias que têm o interesse em adotar um animal de estimação e assim oferecer um novo lar aos cães e gatos, onde eles possam receber todo o carinho, atenção e cuidados necessários.
Os animais são entregues à nova família vermifugados e castrados, já os filhotes saem com um documento que garante de forma gratuita a castração após seis meses de vida. Cerca de 50 animais foram disponibilizados para adoção na Praça Dom Mário de Miranda, e as famílias puderam escolher entre os cães e gatos, qual seria o novo membro da família.
A dona de casa Maria de Nazaré Souza, moradora do bairro, falou sobre a importância de adotar um animal e enfatiza que adoção é um ato de amor e paciência."Adotei uma cachorrinha, mas tenho consciência de que por ela ser filhote, vai precisar de mais atenção ainda. Ração, amor e carinho já estão garantidos a ela.''
Para a presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e organizadora da feira, Eliana Uchôa, essa é uma maneira de diminuir a quantidade de animais abandonados na capital. "Ressaltar a importância da adoção e também dos cuidados que os animais necessitam é fundamental. Os interessados em adotar recebem todas as informações necessárias sobre o animal. O trabalho de conscientização evita que eles sejam abandonados futuramente'', observou Eliana.
Cada interessado passa por uma entrevista e assina um termo se comprometendo a cuidar com responsabilidade do animal adotado. A veterinária Wiviane Barros é uma das responsáveis por avaliar se o interessado tem ou não condições de adotar um animal."Repassamos todas as informações sobre as necessidades de cada animal. O interessado preenche uma ficha com seus dados pessoais, nome, endereço e telefone para que possamos visitá-lo após um mês de doação''.
Antes mesmo do final da feira, 95 por cento dos animais já tinham sido adotados e encaminhados para um novo lar. Além do certificado de adoção, cada animal ganhou sua própria guia com coleira e dois pacotes de ração. A próxima feira será realizada no mês de agosto, na Aldeia Amazônica, com data a definir.
Lazer social
Durante a 3ª Feira de Adoção de Cães e Gatos no conjunto Marex, líderes comunitários prepararam uma apresentação de karatê organizada pelo morador e professor de Educação Física, Alailson Santos, que desenvolve um trabalho social na comunidade, incentivando a prática esportiva entre jovens e adultos.
"Nosso projeto é focado na prática de atividades físicas. Com as caminhadas e os exercícios físicos busco melhorar a vida dos moradores que participam do meu projeto. De segunda a sábado realizamos caminhadas na praça, por isso denominamos o projeto de Sol da Manhã", explicou o professor.
Já para líder comunitária e Presidente da Associação de Mulheres da Maracangalha, Maria José Ramos Abreu, essas ações realizadas em locais públicos são um grande atrativo para a comunidade."Nós temos que utilizar cada vez mais nossa praça, o espaço aqui é muito bom. Espero que ações assim continuem com frequência por aqui.''
No espaço central da praça, a Guarda Municipal de Belém (GMB), simulou o trabalho realizado pelos cães na prevenção e combate às drogas, demonstrando o treinamento realizado com os animais no Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) da corporação.
O evento contou com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, Saneamento, Esporte, Juventude e Lazer, Ouvidoria Geral do Município e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana.
Texto: Milene Amaral