O Complexo de abastecimento do Jurunas, um dos mais tradicionais e movimentados da capital, recebeu ação do Programa “Belém em Ordem”, da Prefeitura de Belém, nesta terça-feira (7). A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), reuniu ações integradas de diferentes órgãos municipais, com oferta de serviços gratuitos à população das 8h às 16h.
Durante o dia, os permissionários puderam atualizar cadastros e receber orientações sobre o ordenamento do espaço de trabalho, enquanto a comunidade teve acesso a serviços e orientações, como assistência ao trabalhador, encaminhamento para emissão de documentos, atendimentos de saúde.
O programa “Belém em Ordem” atua no enfrentamento de práticas irregulares e promoção de melhorias estruturais e sociais nos espaços públicos da cidade. A ação no Jurunas contou com o apoio da Secretaria de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Secretaria de Cidadania (Semcad).
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, a ação vai percorrer outras feiras e mercados da cidade. “Nosso objetivo é garantir que as feiras de Belém funcionem de forma organizada, segura e digna, tanto para quem trabalha quanto para quem compra. O ‘Belém em Ordem’ vem sendo ampliado para fortalecer essa rede de cuidados com os espaços públicos e com as pessoas”, disse.
A Feira do Jurunas, localizada na avenida Engenheiro Fernando Guilhon, passou por reforma completa recente e é um importante ponto de comércio e convivência da região, movimentando diariamente a economia do bairro. Abriga cerca de 350 equipamentos e a ação do Belém em Ordem é mais um dos esforços da gestão para assegurar aos permissionários e consumidores um ambiente limpo, seguro e regularizado.

“Ouvi falar que teria emissão de documentos e decidi vir com meu esposo para fazer o encaminhamento e conseguir tirar a segunda via da nossa identidade. Foi muito bom ver a feira sendo cuidada e poder resolver várias coisas no mesmo dia”, comentou Sandra Batista, moradora do bairro, que aproveitou a ação para garantir a documentação que precisava.
A terapeuta ocupacional da Sesma, Raiza Moraes, realizou atendimentos no local. “Nossa equipe coletou informações e identificou as principais demandas dos permissionários e trabalhadores informais da feira. Também realizamos encaminhamentos para os serviços de saúde quando necessário e observamos as condições de trabalho no local, com o objetivo de garantir mais segurança e bem-estar para quem vive do comércio nas feiras”, enfatizou.

Para Wellington Palva, coordenador do Complexo do Jurunas, a ação contribui para a qualidade de vida dos permissionários. “Muitos feirantes não têm condições de sair durante o dia para resolver pendências, já que é o horário de trabalho deles. A presença da prefeitura e de outros órgãos aqui facilita esse acesso a serviços e mostra atenção com quem trabalha na feira. Essas ações são fundamentais para que o permissionário esteja com toda a documentação em dia, garantindo segurança e tranquilidade para continuar suas atividades”, pontuou.