Feira promove a adoção de animais abandonados

Quem passou pela Praça da República neste domingo, 15, teve a oportunidade de visitar a 6ª Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada pela Prefeitura de Belém. Cerca de 50 animais esperavam a chance de encontrar um novo lar depois de serem resgatados das ruas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A pequena Elisandra Silva, de 8 anos, se encantou ao primeiro olhar por uma gatinha exposta na feira. “Ela é apaixonada por bichos e, recentemente, perdeu a gata de estimação que fugiu de casa. Agora ela encontrou um novo animal para cuidar e dar carinho”, diz a mãe, Maria Lúcia dos Santos.

Realizada, uma vez por mês, a feira busca diminuir o grande número de cães e gatos abandonados na capital. Depois de castrados, vacinados, vermífugados, banhados e tratados de doenças, os bichos, entre filhotes e adultos, são colocados para a adoção.

Para adotar um dos animais, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Além disso, os interessados passam por uma avaliação psicológica. “A conversa do psicólogo com quem pretende adotar é para identificar a responsabilidade da pessoa e evitar que ela venha a abandonar o animal”, explica o diretor do CCZ, Altevir Lopes. Um certificado de adoção é entregue à nova família dos animais.

Durante a ação foram fornecidas orientações e informativos sobre os cuidados e responsabilidades necessários e sobre as doenças comuns, como leishmaniose, leptospirose, raiva. Houve também o serviço de vacinação de animais.

A família dos irmãos Israel e Daniel aproveitou a feira para levar um animalzinho para casa. “Ações como estas são muito importantes pois as pessoas querem adotar, mas, as vezes, não sabem como”, diz a mãe dos meninos, Josilene Monteiro. “Nós perdemos nossa cachorrinha e estávamos em busca de outra. Aqui encontramos a Safira”, comemora o pequeno Daniel.

A programação teve ainda a apresentação da banda musical da Guarda Municipal de Belém e contou com os serviços da Ouvidoria Geral e atendimentos de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), como medição de glicemia e verificação de pressão arterial.

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar