Nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, a Igreja Católica comemora o Dia de São Brás, conhecido popularmente como o protetor da garganta e padroeiro dos radialistas. Na capital paraense, os festejos se concentraram no segundo maior polo comercial da cidade, o Complexo de São Brás, que será revitalizado pela Prefeitura de Belém para que tenha nova funcionalidade, integrando modernização e turismo ao prédio histórico, que abriga artesãos e comerciantes.
O dia foi de muita movimentação de pessoas no Complexo de São Brás, localizado no bairro que tem o mesmo nome do santo. Os devotos agradeceram as graças alcançadas e prestaram homenagens aos pés da imagem do seu padroeiro, que fica em uma capela no interior do espaço.
A dona de casa Dalila Santos foi uma das que foi ao logradouro prestar homenagens a São Brás na manhã desta quinta-feira. “Hoje estou aqui pedindo para que ele nos livre de doenças, como a gripe, que afetam nossa garganta. Peço hoje por todos, por aqueles que estão nos hospitais principalmente”, disse Dalila, que tradicionalmente vai ao mercado todos os anos no dia dedicado ao santo.
Tradição – As homenagens a São Brás ocorrem há mais de 60 anos no complexo e é organizada pelos feirantes e comerciantes do entorno do espaço. A programação começou nesta quinta-feira, às 7h30, com a realização de uma missa no local, presidida pelo Frei Luiz Brandão, seguida de café da manhã, distribuído para feirantes e devotos do santo.
“Essa festa aqui é uma tradição que não vamos deixar acabar. Recebemos a visita de muitos devotos de São Brás, por isso fazemos questão de realizar a festa dele todos os anos”, conta o feirante do complexo e organizador da festa religiosa, Edvaldo Silva.
Revitalização – O anúncio de que pretende dar uma nova funcionalidade ao Mercado de São Brás, integrando modernização e turismo ao prédio históricofoi, foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues no dia 5 de agosto de 2021, em reunião com representantes dos permissionários que atuam no mercado.
A proposta da gestão municipal para o local é transformá-lo em um ponto atrativo para os próprios permissionários e visitantes, contendo lojas, qualificação para os trabalhadores que atuam no local e atrações culturais. Atualmente, o Mercado de São Brás conta com 334 permissionários.
Texto: Fabricio Fabricio
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								