Os feirantes do mercado e da feira do Telégrafo comemoram nesta terça-feira, 24, o Dia de São João. A festividade do padroeiro do mercado foi organizada pela categoria e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon). A festa se iniciou às 7h30, com a celebração de uma missa, e segue até as 17h com quadrilhas, comidas típicas, sorteios e show musical.
“A Prefeitura de Belém quer estar próxima dos permissionários, seja para melhorar as condições de trabalho, seja para confraternizar em momentos especiais e tradicionais como esse festejo de São João”, destacou o titular da Sedcon, André Cunha, que acompanhou as comemorações no mercado.

A permissionária do setor de pescado Joyce Diniz levou a filha, Alice, de 10 meses, para celebrar o São João do mercado. “Meu pai, que também é peixeiro aqui, sempre me trouxe para essa festa, agora estou fazendo o mesmo com a minha menina. Essa linda tradição não pode acabar”, disse a feirante.

Já a cliente do mercado Rosemeire Pinheiro, de 59 anos, saiu do bairro Umarizal para comemorar junto com os feirantes. “Vim a caráter para prestigiar essa festa. Fico feliz que a Prefeitura também esteja aqui, sinal que estão dando valor para esses trabalhadores”, disse a consumidora.
Mercado foi fundado em 1926
O Mercado do Telégrafo, localizado na avenida Senador Lemos, esquina com a avenida. Djalma Dutra, foi fundado em 1926 por particulares e passou a ser administrado pela Prefeitura de Belém em 1936. O nome original do logradouro é Mercado São João do Bruno, em homenagem ao Santo e também ao antigo bairro que também tinha esse nome.
Atualmente o Mercado do Telégrafo, como é popularmente chamado, possui 29 permissionários da Sedcon, que atuam principalmente com pescado, carne e refeição. Além disso, no lado externo do mercado fica a feira do Telégrafo, com 220 trabalhadores, que também celebram o tradicional São João.
