Feirantes homenageiam São José e recebem ações de saúde da Sesma

Padroeiro dos trabalhadores, pai adotivo de Jesus, protetor da família. São José também é o santo padroeiro dos feirantes do Complexo de Abastecimento de Alimentos do Guamá. Para celebrar o dia 19 de março, há 45 anos é realizada a festividade em homenagem ao santo.

A programação começou bem cedo e mobilizou dezenas de pessoas. Às 6h da manhã, a comunidade foi despertada ao som de uma alvorada musical. Em seguida, saiu a procissão da Praça Benedito Monteiro, pelas ruas do entorno do mercado. Às 8h30, houve missa celebrada pelo padre César, da Paróquia de Santo Antônio do Tucunduba.

Após o ato religioso e de grande emoção, foram distribuídos salgadinhos, doces e mingau aos presentes, que também puderam contar com o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde. Por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs/Sesma), a secretaria ofereceu serviços de imunização, com as vacinas contra febre amarela e tríplice viral para humanos e antirrábica para cães e gatos. Também foram realizadas abordagens educativas sobre dengue, leptospirose, esquistossomose, doença de chagas e febre tifoide, além de verificação de pressão arterial, teste de glicemia e atividades lúdicas para crianças.

De acordo com Adriana Guedes, coordenadora da Educação em Saúde do Devs/Sesma, a secretaria foi convidada pelos feirantes diante da repercussão de ações realizadas anteriormente. “Também é uma ótima oportunidade de estamos próximos à comunidade, levando informações, serviços e, principalmente, a prevenção”, explicou.

A devoção a São José foi o que motivou dona Elieth Gomes, 56 anos, a ir ao mercado hoje, mas ela foi surpreendida pela programação de saúde. “Eu adorei. Já fiz um pouco de tudo aqui. Verifiquei pressão, glicemia, peguei orientações sobre diversas doenças e da febre nova (chikungunya), rezei, lanchei e ainda vou ver se posso tomar vacina”, contou entre risos a dona de casa.

Para o vice-presidente da Associação dos Feirantes do Complexo do Guamá, Paulino Araújo, os festejos em homenagem a São José são para agradecer a intercessão do santo no trabalho e sucesso dos 360 feirantes que atuam dentro do mercado. “É uma tradição de muitos anos, que não iremos deixar parar. São José era um grande trabalhador como todos nós. Eu agradeço o apoio da Sesma, por meio do Devs, por proporcionar essa ação de saúde, que é muito bom e tem grande alcance na comunidade”, disse Araújo.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar