Feirantes recebem ação da UMS Benguí II

Cerca de 250 feirantes do Hortomercado Municipal do Benguí se inscreveram para emitir ou renovar a carteira de saúde durante a ação “Benguí vai ao mercado”, ocorrida nesta quarta-feira, 3. A procura surpreendeu os profissionais da UMS envolvidos na programação. Também foram distribuídas doses de 80 vacina para febre amarela e gripe, 60 encaminhamentos para avaliação de catarata, varizes, hemorróidas e pterígio (carne crescida) e 22 agendamentos para consulta com oftalmologista, além de dezenas de exames de verificação da pressão arterial e glicemia.

Para Shirley Dias, feirante há seis anos, essa era uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada. “Nossa, achei maravilhosa essa idéia de trazer os serviços para cá. Há pelo menos dois anos estou lidando direto com a venda de lanche. Quando troquei de ramo fui logo tirar minha carteira de saúde e agora estou fazendo a renovação. É uma segurança pra gente e pro cliente, além do que a fiscalização também cobra a carteira”, disse.

De acordo com Roberto Cavaleiro, diretor da Unidade Municipal do Benguí II, o objetivo maior foi alcançado. “Conseguimos mobilizar essas pessoas e mostrar como é importante estar em boas condições de saúde para trabalhar com a manipulação e venda de alimento. A carteira de saúde é a certificação obrigatória. Além disso, a ação garantiu a ordenação do mercado”, explicou.

Todos os interessados na carteira de saúde receberam encaminhamento para avaliação médica e realização de exames laboratoriais que vão atestar suas condições clínicas. A carteira só será emitida após os resultados desses exames.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar