Festival Belém no Prato reforça o potencial gastronômico da capital paraense

A cidade de Belém é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Cidade Criativa da Gastronomia. Com uma grande variedade de sabores e produtos, a capital paraense virou rota do turismo gastronômico.

Com o objetivo de aproveitar a produção local e o reconhecimento internacional de Belém no ramo gastronômico, foi aberta, na noite desta sexta-feira, 4, a primeira edição do Festival Belém no Prato.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do encontro de abertura, realizado no restaurante Restô do Porto, no bairro do Reduto. "Temos um festival, nesse momento, um jantar magno, que é o Festival Belém do Prato,que irá reunir chefs paraenses que irão produzir as suas receitas baseados na produção local dos seus insumos", comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O Festival Belém no Prato busca incentivar o uso da produção local, por chefs que atuam em restaurantes da cidade. Serão 22 estabelecimentos participantes e cada um terá um prato diferenciado, produzido especialmente para o festival, com produtos locais previamente escolhidos por sorteio.

De acordo com a chef Esther Weyl, idealizadora do evento, a ideia do festival surgiu porque os restaurantes não compram produtos locais.

"Temos muita valorização da nossa cultura alimentar, mas não tanto dos nossos produtos. Parece que a gente vende o insumo, mas não a tecnologia do insumo. Então, pensando nisso, eu chamei alguns amigos chefs", comentou.

Gastronomia – Escolhida como tendência para o setor turístico nacional em 2022, por meio do Ministério do Turismo, Belém já possui o título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, desde 2015.

A capital paraense já é rota de turistas de diversos países. Para fomentar o turismo gastronômico, a Prefeitura de Belém vem realizando ações e projetos voltados para a área, como o Boulevard da Gastronomia.

Boulevard – O projeto vai transformar a área do Boulevard Castilho França, perímetro que fica ao lado da praça Magalhães Barata, entre a avenida Presidente Vargas e a travessa Frutuoso Guimarães, em um grande corredor gastronômico aberto e com espaços para convivência. O lugar será completamente modernizado, com nova calçada, iluminação moderna e paisagismo.

"Só se pode desenvolver o turismo, tendo a gastronomia como eixo, se o próprio povo valorizar a sua cultura alimentar, e eu creio que Belém tem todas as condições para ser uma estrela mundial, como já é. A Unesco credenciou Belém como uma das mais importantes gastronomias do mundo", declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.

"Nós estamos investindo para reforçar esse papel para o nosso desenvolvimento econômico, sem prescindir da indústria, da construção civil, do refino do ouro e de outras indústrias, que venham a se instalar em Belém", comentou o prefeito.

Serviço – O Festival Belém no Prato segue neste sábado, 5, e domingo, 6, no Restô do Porto, com feira dos produtores. Os pratos poderão ser consumidos nos 22 restaurantes participantes.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar