Filme indicado ao Oscar foi destaque na programação do Olympia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou na última quinta-feira,14, os indicados ao prêmio mais importante do cinema: o Oscar. O anúncio das categorias foi feito por John Krasinski, Guillermo Del Toro, Ang Lee e pela presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs.

No Brasil, os fãs da sétima arte comemoram a indicação da animação “O Menino e o Mundo”, do diretor paulista Alê Abreu e dos cineastas paraenses Tainá Maneschy e Gustavo Duque Estrada. O longa foi indicado ao lado das animações Anomalisa, Divertida Mente (Inside Out), Shaun, O Carneiro (Shaun the Sheep Movie) e Quando Marnie estava lá (When Marnie was there).

A gerente do Cine Olympia, Nazaré Moraes, festejou a indicação que foi exibida durante o mês de outubro do ano passado em duas sessões. “Todos os 424 lugares da sala de cinema foram ocupados pelo público que prestigiou a programação. As sessões ficaram esgotadas”, comentou. “O filme abriu a programação do projeto Olympia Criança, voltado ao público infantil no mês dedicado a elas”, explicou Nazaré sobre a ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Ainda sem acreditar na indicação, a cineasta Tainá Maneschy falou sobre como recebeu a notícia da Academia. “Estava sozinha no estúdio e assistia as indicações online. Logo depois, o telefone não parou mais de tocar”, disse ainda em êxtase. “É muito surreal, parece que ainda não caiu a ficha”, completou.

Nascida em Belém, Tainá precisou se mudar com a família para Recife e depois seguiu para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde iniciou os estudos cênicos. “Fiz faculdade de cinema e comecei a trabalhar na TV no Rio de Janeiro. Quando me mudei para São Paulo já comecei a trabalhar no cinema e me apaixonei”, lembra.

“O filme representa muita coisa na minha vida e a indicação ao Oscar é a confirmação de que eu fiz a escolha certa na profissão”, ressaltou a cineasta que, brincando. disse que se for à premiação no dia 28 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, quer tirar foto ao lado do ator Leonardo DiCaprio. “Na verdade, minha expectativa é poder ir no dia do evento, pois não sei quando a oportunidade vai acontecer de novo”, diz Tainá.

“No dia que o filme passou no Olympia, minha família toda foi assistir. Eles me falaram sobre a sessão lotada e eu fiquei muito feliz e emocionada, principalmente em saber que o longa estava sendo exibido no cinema que tem toda uma história com a cidade”, finaliza.

“O Menino e o Mundo” encantou não apenas o público infantil. Jovens e adultos também ficaram encantados. “Achei a história do filme muito boa, espero que a Academia o reconheça, apesar de saber que há concorrentes bem fortes”, opinou a advogada Mayara Carvalho Frade, 25 anos, que é aficionada por filmes nacionais e internacionais. “Estamos aqui na torcida junto com Tainá e todos os outros profissionais envolvidos na produção do longa”, concluiu.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar