As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb), Economia (Secon) e Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), participaram na manhã desta sexta-feira, 21, de uma operação de fiscalização no bairro do Jurunas junto com a Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As casas noturnas Florentina, Palácio dos Bares e Pimpolho, foram os locais vistoriados.
“Este tipo de fiscalização já é feita, mas agora vamos trabalhar de modo mais apurado para evitar qualquer tipo de ocorrências nestes estabelecimentos”, comentou a delegada Soranda Nascimento, responsável pela coordenação da operação. “Os espaços notificados, serão fechados para que haja a adequação dos problemas encontrados. Pois não há como realizar os reparos com a casa funcionando”, completou a delegada.
Em todas as casas foram observados alguns quesitos que impedem o funcionamento, tais como a exposição da fiação elétrica e problemas na saída de emergência.
A casa de show Florentina, teve as faixas que estavam na frente do local retiradas pela equipe da Seurb. De acordo com Francisco Oliveira, coordenador do setor de demolição e apreensão, o material apresentava propaganda irregular. “Estamos cumprindo a Lei Municipal nº 8106 de 28 de dezembro de 2001, que determina o ordenamento da veiculação de propaganda ao ar livre no município de Belém, visando à melhoria da qualidade de vida da população”, comentou Francisco.
“O apoio da Prefeitura de Belém neste tipo de operação é fundamental, pois os órgãos competentes, como Semma, Seurb e a Secon, que hoje estiveram conosco, avaliam as questões que ferem o código de postura para o funcionamento do local”, ressaltou Soranda Nascimento.
“Cabe a nós fiscalizar, se efetivamente, o estabelecimento se enquadra para funcionar e para isso contamos com todo o apoio, compromisso e profissionalismo de todos da administração pública”, disse o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), Cel. Hilton Benigno. “O bairro do Jurunas vem apresentando um alto índice de criminalidade, diante deste fato precisamos aumentar o rigor na fiscalização dos espaços de entretenimento do bairro”, ressaltou Benigno, afirmando ainda que a operação deve prosseguir e, já na semana que vem, outras casas noturnas passarão pela mesma vistoria.
Fiscalizações
Em junho deste ano a Prefeitura de Belém participou através de operação integrada, da Operação Hypnos. Na ocasião, 18 estabelecimentos da Região Metropolitana, entre casas noturnas, bares e similares, passaram pela fiscalização.
“As fiscalizações têm o objetivo de coibir a má utilização da área pública, bem como garantir a segurança dos frequentadores dos locais e da população em geral”, pontuou Francisco Oliveira, da Seurb.
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								