Poluição sonora, despejo de lixo, venda de animais e uso indevido do gramado estão entre as irregularidades fiscalizadas na manhã deste domingo, 16, na Praça da República, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação teve como base denúncias feitas por usuários e pela população em geral.
“A Semma está realizando uma ação educativa, para ordenar os espaço da Praça da República, que é bastante visitada. Em alguns casos foi preciso notificar, como por exemplo, um trio elétrico não tinha licença de fonte sonora e estava com o volume acima do permitido”, explica a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes, que flagrou a circulação do trio elétrico no entorno da praça.
A fiscalização da Semma também verificou eventos não autorizados, fixação cartazes e faixas em árvores e coretos, o uso indevido da área gramada, além de verificar possíveis fontes de poluição sonora na praça. Um grupo de chilenos que fazia apresentação musical, com uso de vários instrumentos foi notificado, pois, não tinha autorização para usar o espaço e nem licença de fonte sonora. “É importante que a população tenha consciência que para utilizar os espaços públicos é necessário ter uma autorização da prefeitura. Nos casos das praças, o munícipe deve dar entrada na sede da Semma, com no mínimo oito dias de antecedência”, orienta Ivanelma.
Durante a fiscalização, os agentes da Semma perceberam a venda irregular de animais. “Não é permitida a venda de animais nas praças. Nossa operação pretende também inibir essas atividades”, avisa a chefe de fiscalização que também alertou para a distribuição de panfletos. “Esse hábito não será mais permitido na praça, pois muitas pessoas pegam esse material publicitário e jogam no chão, deixando o espaço sujo”.
A fiscalização na Praça da República continuará no próximo final de semana. A ação tem a participação da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e apoio da Guarda Municipal de Belém.
Texto: Ana Paula Azevedo