Fmae capacita 150 merendeiras de escolas municipais

Cento e cinquenta manipuladoras de alimentos que atuam em escolas da rede municipal de ensino participam de uma capacitação promovida pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante, Fmae. O objetivo é melhorar ainda mais a atenção dada à alimentação escolar abrangendo todos os aspectos, desde o abastecimento na escola, armazenamento, manipulação, até o momento em que os alunos são servidos.

A capacitação está sendo realizada no período da manhã no auditório da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD). A capacitação iniciou na última segunda-feira e segue até esta quinta-feira,5.

Durante o encontro desta quarta-feira, 4, a higiene ambiental, pessoal e alimentar foram alguns dos assuntos abordados, assim como o Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e sobre a Resolução 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que orientam sobre os cuidados que se deve ter na preparação das refeições servidas aos alunos.

De acordo com o presidente da Fmae, Walmir Nogueira, o encontro é fundamental para que elas próprias possam avaliar a qualidade dos alimentos vindos da agricultura familiar. “Esse treinamento que estamos realizando vai ajudar o manipulador de alimentos, que estão em nossas escolas, a identificarem se o produto que chega direto do produtor na escola está próprio para o consumo”, afirmou. Esta é a segunda capacitação realizada com manipuladoras neste semestre.

Titular da Secretaria Municipal de Educação, Rosinéli Guerreiro, esteve presente na abertura da capacitação e ressaltou a importância das manipuladoras nas escolas de Belém. “As nossas merendeiras, como são chamadas carinhosamente as nossas manipuladoras de alimentos, também são responsáveis pela saúde de nossas crianças. São das mãos delas que sai a merenda que vai alimentar nossos alunos. É por isso que a Prefeitura constantemente está investindo em formação dos nossos profissionais da alimentação”, finalizou.

O encontro permite ainda que as merendeiras possam conhecer novos métodos de manipulação e maneiras de se criar na escola hábitos saudáveis de alimentação. Para finalizar o encontro, nesta quinta-feira, 5, a alimentação escolar saudável será novamente tema de palestra. As próximas capacitações serão feitas em agosto e em novembro.

Texto: Aline Saavedra

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar