Fmae entrega cartilhas para boas práticas de higiene às unidades e escolas municipais

Gestores das Unidades de Educação Infantil e escolas municipais de Belém receberam nesta quarta-feira, 16, o Manual de Boas Práticas, que faz parte do projeto de excelência das unidades, realizado pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae). O projeto visa a excelência das ações no âmbito estrutural e alimentar na rede de ensino. A ação do projeto de excelência teve início em maio de 2014 e, baseada na Resolução nº 216, de 2004, da Vigilância Sanitária, visa com que todas as pessoas que lidam com alimentos tenham treinamento específico, principalmente em relação às diretrizes e legislação vigentes, sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae, que atende às boas práticas de higiene.

A Fmae promoveu as ações até junho deste ano, visitando 63 escolas da rede municipal e 35 UEIs, orientando e colhendo informações para compor o manual – que é individual. De acordo com a nutricionista da Fmae, Priscila Gama, durante a entrega do manual, foi apresentado um balanço de todas as ações. “O objetivo deste projeto é fazer um trabalho junto às escolas, buscando cada vez mais estar dentro do que o Programa do Pnae exige, ou seja, levando além de uma estrutura digna para as unidades, também fornecer alimentos com a manipulação adequada”, explica Priscila.

A ação visa, sobretudo, expor para os gestores a forma metodológica de como foi realizado o trabalho nesse período. Nele, constam avaliações das instalações, dos equipamentos – adequados ou não, das práticas de higiene e a manipulação dos alimentos, entre outros. Para a coordenadora Teodora Holanda, da UEI Rosemary Jorge, localizada no bairro do entroncamento, “a elaboração do manual permite com que sejam identificadas as falhas, sendo uma valiosa crítica, para se chegar a excelência”.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar