O auxiliar de microfonia Ricardo Sousa, de 33 anos, estava entre as centenas de pessoas alcançadas neste sábado, 19, durante as ações de saúde que a Prefeitura de Belém promoveu em vários bairros de Belém. "Participar de eventos como esses faz bem pra gente. É importante porque podemos fazer exames com fácil acesso e cuidar um pouco mais da saúde", afirmou.
Na ação realizada no bairro do Tenoné, cuja organização foi da Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência (APPD), foram ofertados serviços de verificação de pressão arterial; orientações e distribuição de kits de higiene bucal; testes rápidos de HIV; vacinação contra febre amarela, tríplice viral e influenza; abordagens educativas sobre dengue, zika, DST/Aids, tuberculose e direitos da pessoa com deficiência; entre outros.
De acordo com Andrea Baker, coordenadora da Referência Técnica da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a ação de saúde e cidadania teve um alcance além do esperado, com intensa participação da população, que aproveitou todos os serviços oferecidos. "Estes momentos são muito importantes para orientar um grande número de pessoas sobre assuntos de relevância para saúde pública. Assim como podemos facilitar o acesso, no caso desta ação da APPD, a exames e serviços para as pessoas com deficiência", garantiu Andrea.
No bairro do Guamá, dezenas de pessoas participaram da festividade em homenagem a São José, padroeiro dos feirantes do bairro. Após celebração religiosa, as equipes da Sesma reforçaram o alerta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Também reforçaram a vigilância em relação a doenças como esquistossomose, leptospirose e doença de chagas.
Para David Aurélio, coordenador da Divisão de Controle de Endemias da Sesma, é importante aproveitar as ações para intensificar o alerta sobre as doenças que são comuns no município, mas é muito mais relevante ouvir a população para esclarecer dúvidas e disponibilizar o serviço de saúde.
"A parceria com os feirantes se repete há vários anos na festividade, o que agrada os feirantes e quem está passando pela área comercial do Guamá. Para nós é uma ótima oportunidade para levar informação e receber aquilo que as pessoas têm para nos falar. É uma troca de conhecimento que nos fortalece", afirmou David.
Neste domingo, 20, a Sesma estará dando apoio com orientações de saúde na 2ª Caminhada Down, que começa às 8h na praça da Batista Campos.
Texto: Paula Barbosa