Fórum de Saúde de Mosqueiro promove integração e debates pela melhoria dos serviços

Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços e do atendimento prestado à população, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promoveu, nesta sexta-feira, 24, o Fórum de Saúde de Mosqueiro.

Reunindo diretores dos departamentos que compõem a pasta e representantes de unidades sediadas na ilha, o encontro promoveu a integração entre setores e abriu espaço para debates sobre a atualização da estrutura da secretaria.

A titular da Departamento de Gestão e Regulação do trabalho em Saúde, Maria da Glória Moreira – que representou o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, no evento –, destacou que o fórum é o início de uma caminhada pela organização e melhoria do atendimento ao usuário. “Este também é um momento para que vocês conheçam a estrutura da Sesma e possam, assim, dar encaminhamento a fluxos e soluções”, informou.

Propostas para descentralização

Regida pelo Decreto 42.498, de 5 de agosto de 2004, a Sesma é composta por sete departamentos e sete núcleos de assessoria técnica, que assessoram o secretário na tomada de decisões. “Temos que repensar essa estrutura e incluir serviços que não existiam quando a legislação foi publicada. Que possamos levar desse fórum as propostas de Mosqueiro”, afirmou a diretora.

O diretor do Hospital Geral de Mosqueiro, Eduardo Barros, destacou que o fórum promove a integração, fundamental atualmente, quando se fala na oferta de serviços públicos.

“Não se faz saúde de forma isolada. Que possamos nos olhar, nos conhecer melhor, para juntos, prestar a melhor assistência ao nosso paciente”, defendeu, lembrando desafios como a alta taxa de gravidez na adolescência na ilha.

A descentralização dos serviços foi apontada pelo diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Cláudio Salgado, como fundamental na oferta de um atendimento equânime a todos os cidadãos.

“Quando montamos a campanha de vacinação, pensamos nas pessoas que moram no centro e naquelas que estão nos distritos, porque a saúde deve estar a serviço de todos. Isso é uma diretriz desta gestão”, resumiu.

Para a coordenadora distrital de Saúde de Mosqueiro, Ivana Farias, o fórum promovido pela Sesma é a oportunidade de apontar falhas e encontrar soluções em prol da comunidade.

“Como moradora da ilha, nascida aqui, hoje encaro esse desafio de coordenar políticas públicas ao lado dos colegas da secretaria. Fui agente comunitária de saúde, andei na rua, de bicicleta, visitando as casas de pacientes, e sei as dificuldades que enfrentamos. Esse evento me dá esperança de que estamos no caminho certo”, concluiu.

Texto: Luiz Carlos Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar