Profissionais das Vigilâncias Sanitárias de toda a região Norte estão reunidos em Belém para participar do Fórum Norte do Ciclo de Debates da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cujo tema é “Desafios e tendências no campo da Vigilância Sanitária de produtos e serviços: qual a vigilância sanitária que a sociedade precisa?”. O evento foi aberto na noite desta segunda-feira, 28, no Hotel Sagres, em São Brás.
A mesa de abertura do evento foi composta por Ivo Bucaresky, diretor presidente substituto da Anvisa, Vitor Mateus, secretário estadual de saúde, Dione Cunha, representando o secretário municipal de saúde Sérgio Figueiredo, e Charles Tocantins, diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PA).
O objetivo do encontro é despertar o interesse de todos os setores da comunidade para o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária (VISA), com a finalidade de tornar as ações das VISA’S mais eficazes e mais próximas da realidade cotidiana da população.
Para Dione Cunha, assessora técnica da Secretaria de Saúde de Belém, receber o evento realizado pela Anvisa é uma oportunidade de mostrar os grandes desafios da Vigilância Sanitária no município, que possui, além da missão de garantir a qualidade dos estabelecimentos comerciais, precisa atuar na vigilância do açaí, alimento típico e cultural do Pará. “O município está trabalhando para garantir a qualidade do açaí consumido pela nossa população. Estamos entregando a Casa do Açaí, que será uma base de capacitação para os batedores e de trabalho para a nossa Vigilância Sanitária municipal”, destacou.
De acordo com Ivo Bucaresky, o encontro é para mostrar que as VISA’s precisam trabalhar juntas para garantir a devida segurança sanitária que a população precisa. “Hoje nada no mundo se discute sem a presença da Anvisa. As novas tecnologias nos trazem muitos desafios e vivemos em um país de dimensão continental. Um dos nossos grandes desafios é fazer com que o sistema funcione em todos os municípios”, disse.
Ele também ressaltou a importância da inclusão sanitária, que significa tratar o microempreendedor individual diferente das grandes empresas num primeiro momento. “Precisamos fazer inicialmente uma abordagem educativa, orientando para que ele entre na formalidade também na Vigilância Sanitária”, pontuou.
Entre os assuntos abordados nos três dias de evento, estão: “Vigilância sanitária e regulação no mundo contemporâneo”, “Coordenação federativa das ações de Visa”, “O trabalho e o trabalhador de Visa” e “Vigilância Sanitária e suas relações”.
Belém está recebendo o sexto fórum da Anvisa. Os encontros já aconteceram em outras capitais e suas considerações serão apresentadas e consolidadas no Fórum Nacional. O evento também será para mobilização para a XV Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em dezembro deste ano
Texto: Paula Barbosa